Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Três dicas para criar um logotipo imbatível

Nada me satisfaz mais do que conseguir sintetizar visualmente em 3 x 3 centímetros a personalidade de uma marca. Este artigo reúne alguns conceitos importantes sobre o tema

Por | 18/12/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Web design me fascina, crio identidades visuais há 10 dez anos e nada me satisfaz mais do que conseguir sintetizar visualmente em 3 x 3 centímetros a personalidade de uma marca. Neste processo, aprendi algumas coisas e acredito que três passos são essenciais para se chegar no melhor resultado e que gostaria de compartilhar com você:

Cobrindo o Básico
Seja luz na tela ou tinta no papel, o logo é um elemento visual e por isso deve permanecer reconhecível em diferentes mídias, em tamanhos pequenos, em preto e branco e sobre fundos diferentes.

Legibilidade é um atributo importante em seu logotipo, apesar de estudos recentes apontarem para uma memorização maior de logotipos não tão legíveis. Então tenha isso em mente e eleja um logotipo mais ou menos legível de acordo com as suas expectativas.

Pense Globalmente
Não se iluda, por mais clássica que seja a estética de um determinado logo, toda identidade visual merece um 'face lift' de tempos em tempos. Hoje em dia, neste mundo sem fronteiras, temos que pensar cada vez mais no cenário global ao invés de apenas para o Brasil.

Nesta visão globalizada, com marcas planetárias acompanhando o dia a dia de bilhões de pessoas, gostos e culturas tendem a se tornarem mais próximos e uma linguagem global de design existe.

Assim, por que "namorar" a ideia de apenas um designer brasileiro? Pergunte como o seu logo deveria ser para uma comunidade global de designers gráficos e esteja pronto para levar sua marca para o mundo!

Personalidade Concentrada
Se você cobriu o básico e tem uma estética global, cabe agora o essencial. Mostre uma identidade própria. Quando criar o seu logotipo, fuja do visual da concorrência e crie algo para chamar de seu!

Além de algum elemento que eventualmente represente o seu produto ou serviço, foque no clima e cultura que você deseja que a sua marca inspire. O que você quer inspirar? Algo leve, extrovertido e moderno? Ou algo sofisticado, sério e tradicional? As possibilidades são infinitas.

Regra de Ouro
O logotipo não é a marca, é apenas uma das muitas expressões da imagem da empresa. Dito isso, seja consistente com as escolhas que faz no seu logotipo para que ele reflita, além do 'core business', a cultura da empresa e de seus colaboradores.

Se optar por um logotipo leve e extrovertido, seus funcionários não devem atender seus clientes de terno, gravata e discurso formal. No mais, crie um logotipo que você ame. Afinal, é você que vai entregar ele impresso no cartão de visitas, esperando um elogio e um instante a mais de atenção do seu interlocutor.

Por: Dan Strougo

Country Manager da 99designs.


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss