Saiba qual é a principal tendência de marketing para 2019 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Saiba qual é a principal tendência de marketing para 2019

Nesta área, nas grandes, médias e pequenas empresas, são tantas as novidades apresentadas frequentemente, que seria impossível listar tudo o que pode acontecer neste ano

Por | 16/01/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Começar o ano escrevendo sobre o que esperar do novo período que se inicia segue sendo contemporâneo, independentemente do quanto possamos evoluir tecnologicamente. Nas áreas de marketing das grandes, médias e pequenas empresas, são tantas as novidades apresentadas frequentemente, que seria impossível listar tudo o que pode acontecer em 2019 e determinar qual a principal tendência para este ano. Mas, vou me atrever a afirmar qual será. Em dezembro, podemos avaliar se acertei ou não.

Existe um consenso - será? Espero que sim! - quando o assunto são tendências na nossa área: as empresas que se destacarão em seus respectivos segmentos de atuação serão aquelas que conseguirem entender que por mais ferramentas, dados, inteligência artificial, assistentes de voz e chatbots que tenhamos, nunca existirá marketing - e comunicação, não esqueçamos dela - de sucesso sem foco no ser humano.

Se você duvida disso, tente liderar um time de comunicação e marketing sem considerar o fator humano, as particularidades de seus liderados, as necessidades coletivas e individuais e uma palavrinha mágica chamada 'inspiração'. Portanto, anote aí: inspirar seu time é a principal tendência de marketing para 2019.

Você pode se especializar em marketing digital, ser profundo conhecedor da Lei Geral de Proteção de Dados, dominar todas as técnicas de inbound e outbound, ser o melhor em planejamento estratégico, um expert em evolução de resultados e ainda pode acompanhar seus KPIs diariamente com talento e excelência, mas, experimente não entender de gestão de pessoas. Certamente, será um gestor de marketing que vive patinando.

Então, que em 2019 sigamos gerindo nossos times com profundo conhecimento técnico, mas com ainda mais empenho em inspirar as pessoas, pois a criatividade e a paixão pelo trabalho são dois ingredientes fundamentais para gerar projetos de sucesso!

E nunca se esqueça da máxima dita com louvor pelo pensador contemporâneo Harvey Specter, protagonista da série Suits - que você pode assistir na Netflix: `você - neste caso, sua área de marketing - nunca será respeitado se isso for algo demandado, mas, sim, merecido´.

Vamos com tudo, porque 2019 já começou!

Por: Cristiano Caporici

Head de Comunicação e Marketing do Grupo Tecnowise


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss