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Faíscas entre Marketing e vendas? Automação de Marketing neles!

A Automação de Marketing não é conceito e nem filosofia, é ferramenta. Estamos falando de um verdadeiro arsenal. Você pode até dizer que de nada adianta ter a ferramenta, se...

Por | 17/06/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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Por baixo do delicado véu da cortesia corporativa, geralmente encontramos um ambiente carregado de energia. E é a alta voltagem entre as áreas de Marketing e vendas. Esta situação é bastante comum, sobretudo em companhias em amadurecimento cujos processos ainda não foram totalmente estabelecidos. A boa notícia é que normalmente esse atrito vem da dedicação de ambas as áreas. A ruim é que gera mais calor do que luz. Mas a Automação de Marketing está aí para auxiliar.

A Automação de Marketing não é conceito e nem filosofia, é ferramenta. Estamos falando de um verdadeiro arsenal. Você pode até dizer que de nada adianta ter a ferramenta, se a empresa não está apta a utilizá-la. E você está certo! No entanto, há soluções às quais nos vemos obrigados a nos adaptar, como é o caso dos ERPs, e garanto que ninguém o implementa por prazer. Nisso, processos que não existiam, passam a existir por uma questão de necessidade. E outros são corrigidos a fim de atender um objetivo bastante claro: controle. E onde há controle, há a possibilidade de melhoria.

Em uma visão ampla do cenário de Marketing vemos que, desde o processo de comunicação para a geração de oportunidades até a efetiva conclusão do negócio, há inúmeras pontas soltas que prejudicam a performance e a relação. Algumas das mais frequentes são:

1) a falta de rastreamento das oportunidades que resulta na inexistência de um cálculo seguro de ROI (retorno sobre o investimento - ou ROMI)

2) oportunidades que chegam ao comercial sem informações a respeito das chances de negócios, o que faz o time de vendas perder-se em leads pouco atrativos e de baixo resultado

3) falta de integração entre os diversos canais que a empresa utiliza para abordar o mercado entre tantas outas situações.

Com isso, gera-se uma enorme sombra sobre a credibilidade do Marketing, mas hoje existem diversas soluções de automação de Marketing à disposição, em sua maioria norte-americana por enquanto, que podem auxiliar no amadurecimento das áreas de Marketing e vendas, uma vez que as ferramentas cobrem desde a sensibilização do mercado à conclusão do negócio, por meio da gestão de pipeline. Agora sim, os gestores de Marketing e vendas terão à disposição dados suficientes para atuarem ativamente na evolução da performance do seu dia-a-dia.

Por: Cristian Gallegos

é professor, colunista, palestrante e sócio diretor da Simbiose Tech Ventures, especializada customer behavior e audience ad targeting com base em Big Data


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