Artigos

Publicidade
Publicidade
Promoção e Eventos

WEBSUMMIT: abertura contida, com mensagens claras e diretas

O maior festival de inovação e empreendedorismo do mundo teve sua abertura na tarde desta segunda-feira (1/11) em Lisboa. 

Por Cris Duarte - 02/11/2021

Começou!!!

O Websummit abriu suas portas perto das 17:00h com boa organização e tranquilidade. Para aqueles que conhecem as enormes filas e tumultos, iriam estranhar a calma da chegada e a entrada na Altice Arena. 

Paddy Cosgrave, CEO e Fundador do WebSummit chegou ao palco de forma discreta, sem música alta ou jogo de luzes. Acredito que foi um movimento de respeito ao cenário que vivemos nestes quase 2 anos. Paddy disse que edição estará pautado em 2 Cs – Clima e Crytpo. Como de costume, convidou a todos à se conectarem uns aos outros e fez uma breve dinâmica com a plateia, conhecer o seu colega ao lado. Para fomentar o distanciamento, nosso cumprimento seu deu pelo QR Code no APP do evento! (meu vizinho de plenário era da Ucrânia! ????)

Na sequência tivemos Carlos Moedas, prefeito de Lisboa, que roubou a cena. Ele trouxe uma das falas mais energizadas da noite. Já começou se apresentando como o Prefeito da Inovação. Construiu sua narrativa em cima da importância dos detalhes na construção de legado e sonhos.  “Vocês irão brigar por causas, mas é a definição dos “detalhes” que irá efetivamente fazer as mudanças acontecerem”, e afirmou que é desta forma que estão trabalhando em Lisboa e que construirão uma fábrica de Unicórnios em 2022. Moedas fechou a sua fala dizendo que Lisboa é o lugar onde há a intersecção dos detalhes e sonhos! 

O ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, veio na sequência, com discurso mais político.  Ele contextualizou o avanço que a tecnologia teve durante a Pandemia, os investimentos feitos e a descoberta de que as pessoas queriam (e já estavam preparadas) para esta evolução e fechou convidando a todos a espalharem que Portugal é um país seguro, tolerante e inclusivo! 

Recebemos Nicolas-Julia, CEO e fundador da Sorare, empresa de crypto voltada a NFTs do universo do football.  Empresa francesa que em sua última rodada de captação, recebeu o aporte de, nada menos que,  US$ 680 milhões. Ele comentou algo maravilhoso... durante a Pandemia, os fãs do esporte foram privados do contato com os jogos e canalizaram sua energia em guardar estes momentos em NFTs. Segundo ele, a NFT (non-fungible token) será a tecnologia de tudo que tenha valor na web.  Saí deste talk já pensando em qual será o meu primeiro NFT !

Com a fala de Ayo Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matter, caminhamos para um chamado sobre nosso papel como agentes de mudança. Uma inspiradora fala, onde Ayo trouxe a sua história, o que seus pais, imigrantes nigerianos, ensinaram sobre amar a sua cor e a proteger uns aos outros. Ela destacou a importância na construção de uma infraestrutura de impacto e hoje lidera esta plataforma de comunicação com força para debater o racismo e apoiar outras causas importantes. Fechou seu discurso perguntado à plateia “o que vocês estão  fazendo? O que estão construindo? Por que se trata apenas de nós mesmos, nós podemos fazer. porque o momento é AGORA!”.  Foi realmente especial e para refletir!

E fechamos a noite com a troca mais esperada de todas.... Frances Haugen, engenheira do Facebook, que recente fez a denúncia de como a empresa prioriza seus lucros em detrimento ao cuidado com conteúdo que ínsita a violência e desinformação. Lembrando que ela esteve no Congresso americano para explicações há menos de 1 mês. Frances, apoiada pela instituição Whistleblower Aid, reuniu milhares de documentos que comprovam a sua fala. Uma mulher de fala segura, Frances disse que Google e Twitter são empresas mais transparentes que o Facebook e que aprendeu com sua mãe que “todo ser humano tem o direito a verdade”.

Destaco 2 pontos desta troca com Frances.

1) um dos pontos centrais de uma relação de confiança é você ter os dados em seu idioma e há países com inúmeros dialetos e línguas internas (ex.: Africa) e o Facebook não investe em tradutores para que a inteligência artificial faça a checagem das informações que incitam a violência. Eu nunca havia pensado nesta possibilidade!  

2)Ela iniciou este caminho sem nenhuma intenção de contar isto à todos, mas a troca com a entidade que a apoiou e a visão de outras pessoas, foram construindo um “círculo de confiança” que a fortaleceu para direcionar seus esforços à erradicação do ódio, violência e a desinformação. E neste momento, eu refleti sobre o poder de trocar com pessoas que confiamos! 

Ao final, Paddy convidou Frances a abrir a edição 2021 do WebSummit! Uma abertura sem grandes celebrações, e que passou a mensagem central de que há um compromisso maior de construção de um mundo mais justo, inclusivo e transparente.

Como não sair desta abertura se perguntando: o que estou fazendo que possa realmente gerar a transformação?

Abração e até amanhã,


Sobre o WebSummit:

Considerado a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa. Sua história inicia em Dublin, Irlanda, em 2009, e acontece anualmente desde então. A partir de 2016 o evento tem ocorrido em Lisboa e em 2018 Paddy Cosgrave, cocriador do evento, juntamente com o governo português, firmaram um contrato para 10 anos, até 2028! Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, seu país mudou com o WebSummit e o WebSummit mudará o mundo

Por: Cris Duarte

Fundadora da No Ponto Marcas