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3 dicas de como aplicar Gatilhos Mentais no Marketing Digital

Estratégia é como estalar os dedos em frente aos olhos para chamar a atenção de alguém: desperta uma ação imediata. Aprenda a produzir esse efeito para aumentar as vendas

Por | 20/08/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Gatilhos Mentais são: o efeito imediato de uma ação que recebemos. Eles agem por meio de eventos, ações ou circunstâncias externas que tem o objetivo de produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos diversos. Desde alegria até a necessidade. E esses sintomas, por sua vez, nos impulsionam a agir imediatamente, mas de forma natural. Em outras palavras, os Gatilhos Mentais tem o propósito de por meio de uma ação externa fazer as pessoas tomarem atitudes.

Podemos comparar o efeito dos Gatilhos Mentais em nosso cérebro da seguinte forma: já teve experiência de acender as luzes antes de entrar naquele quartinho da bagunça para não correr o risco de sair batendo o dedinho do pé na quina dos móveis?

Essa luz acesa pode ser comparada a um Gatilho Mental ativado!!!

Quando os Gatilhos Mentais são ativados em nós, é como se uma luz de alguma região específica do cérebro se acendesse nos fazendo lembrar de algo que nós identificamos, nos levando a tomar uma atitude. Essa região "acesa" do cérebro nos faz lembrar e a lembrança gera identificação. É justamente essa identificação que tende a nos impelir a agir de imediato, mas naturalmente.

Vamos entender mais sobre como funciona esse processo a seguir.

Como eles agem no cérebro?

Os Gatilhos Mentais são ativados por estímulos produzidos nos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. São esses sentidos ativados que acendem a luz do quartinho da bagunça no nosso cérebro e nos ajuda a lembrar das coisas e agir. Para entender melhor como tudo isso acontece no cérebro, é essencial entender como as pessoas lembram das coisas.

Querendo descobrir mais sobre cérebros, cientistas da Ohio University, nos Estados Unidos, realizaram um experimento para mapear as memórias de um cérebro humano e descobrir onde ele guarda as memórias das situações que vivem no cotidiano. Eles constataram que "as memórias são organizadas no hipocampo com diversos padrões. E, assim, os acontecimentos são listados por data e local de onde ocorreram.".

Outros dos nossos amigos americanos "loucos por cérebros" abriram mais cabecinhas nas universidades de Nova York e da Califórnia e viram que para ficar na memória de uma pessoa é necessário produzir um processo cíclico de 4 ações:

  1. Atenção
  2. Compreensão
  3. Armazenamento
  4. Recuperação


Em outras palavras, para conseguir fazer com que alguém se lembrar de algo:

  1. Atentem-se a sua ação;Compreendam sua ação;
  2. Armazenem a mensagem principal da sua ação;
  3. Recupere essa mensagem principal com Gatilhos Mentais suas memórias;
  4. Percebam a necessidade de determinado produto e serviço e decidam comprar.


Exemplificando, você tem de fazer com que as pessoas ao ouvirem seu slogan, por exemplo, digam:

"Esse é comercial de uma Marca de Eletrônicos, não é?"

"Não é aquela Marca de Roupas que tem essa musiquinha?"

"Puxa! Esse cheiro é de um perfume que a "Empresa X" vende!"

Percebe? Ao dizer isso, ele demonstra que Gatilhos Mentais foram ativados. E esse é o propósito! Fazer lembrar. Depois disso, ele pode perceber a necessidade e a relevância do produto ou serviço anunciado pela marca que produziu a ação. O resto é quase automático. Gatilhos Mentais ativados? Ações de compra serão tomadas.

Sendo assim, veja a seguir os 6 melhores Gatilhos Mentais:

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores e operadores de telemarketing, O professor de Psicologia Robert Cialdini decidiu ser um especialista na área da persuasão e memória. Ele queria entender quais são os fatores que convencer alguém a aceitar um pedido e, por isso, passou a estudar os Gatilhos Mentais

Ele explica no seu livro "As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar" que existem 6 principais tipos de Gatilhos Mentais comuns:

1. Compromisso e coerência

Depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido

2. Autoridade

Temos um arraigado senso de obediência à autoridade

3. Reciprocidade

Nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma van­tajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou

4. Afeição

Preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gos­tamos

5. Escassez

Tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível

6. Aprovação social

Buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir

3 dicas para usar os Gatilhos Mentais no Marketing Digital

Talvez pareçam assuntos completamente distintos. Mas os Gatilhos Mentais estão intrinsecamente ligados a Comunicação. E o Marketing Digital é a reunião de estratégias de Comunicação e Marketing no ambiente virtual. Na verdade, tudo está conectado, não é mesmo?

O intuito dessa prática é gerar novos negócios, criar e desenvolver relacionamentos mais próximos por meio da web, divulgar e solidificar a identidade de marcas, negócios, projetos ou pessoas de maneira mais ágil e assertiva.

E já que as pessoas hoje em dia passam cada vez mais tempo nas "plugados" nas redes, nada mais inteligente que aproveitar esse volume de gente conectado para fazer deles seus clientes e parceiros, não é mesmo?

É possível melhorar e potencializar o efeito dos Gatilhos Mentais com o Marketing Digital.

Então, veja como é possível aplicar Gatilhos Mentais no Marketing Digital com as 3 dicas a seguir:

1. Invista tempo em trabalhar sua Identidade Visual

Já ouviu a frase: "A primeira impressão é a que fica."? É! Ela é bem verdadeira quando o assunto é negócios. Portanto, se quer marcar a memória dos seus, trabalhe no "rosto" da sua empresa! Aperfeiçoe-o para que todas as vezes que alguém tiver contato com sua marca, essa pessoa seja marcada pela curiosidade antes mesmo de ser marcado pela qualidade de seus produtos e serviços. Para te ajudar nisso, leia e invista em saber como criar logotipo e como criar uma landing page mais persuasiva, essas duas ferramentas fundamentais para estar carimbado na memória dos seus cliente.

Lembre-se! Antes de te ouvir, as pessoas vão te ler. Então Leia, aplique e melhore!

2. Aperfeiçoe insistentemente sua Criatividade Textual!

A partir de uma boa leitura inicial, se seu conteúdo for interessante, as pessoas vão querer te ouvir e saber qual é são os produtos e serviços que você oferece. O investimento deve ser pesado na parte de criar slogan, comunicação e o que é copywriting, pois são esses departamentos que construirão a identidade comunicacional da sua marca.

Lembre-se! As pessoas não querem ouvir "mais do mesmo", por isso seja inovador e, principalmente, criativo a cada palavra que disser.

3. Potencialize sua Gestão de Marca!

Feito tudo isso, agora é preciso manter a marca em seu nível máximo. Para isso é fundamental que você saiba como gerir melhor sua marca com um branding mais eficiente. O Branding é o conjunto de estratégias e técnicas para melhorar a forma como você cuida da sua empresa.

Afinal, não adianta aplicar milhões de técnicas especiais se não conseguir manter, porque dessa forma não se pode alcançar os objetivos que se espera de um aperfeiçoamento.

Lembre-se! Branding é: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar.

Por fim, lembra da persuasão de que falamos? Trabalhe nela! Porque talvez você esteja pensando: "Mas, que raio de persuasão é esse que esse povo está falando para eu ter?" Te respondo! A persuasão é uma ação sobre uma pessoa com a intenção de produzir uma ação que reflita a primeira. Parece complicado? Calma… Não é!

Há uma importância enorme em persuadir para vender. A capacidade de persuadir é uma qualidade importante para qualquer empreendedor. Muitas vezes temos uma grande ideia, mas não conseguimos vendê-la para um investidor, por exemplo. Por isso, seja persuasivo!

"Mas como, Ideal Marketing?"

Te respondo: produzindo na comunicação com seus possíveis clientes 5 sensações: conectividade, expectativa, contraste, escassez e estima. Por meio do que? Gatilhos mentais!

Por: Claudia Ferreira

Jornalista especialista em Marketing Digital e Assessora de Imprensa do Ideal Marketing


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