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Dicas de ambientação barata para o pequeno varejo

Uma exposição de produtos bem sinalizada e atrativa pode aumentar as chances de o consumidor se decidir por produtos não-planejados

Por | 26/01/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

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Por Christiany Zanotto Sena*

A ambientação do ponto-de-venda tem sido considerada um dos principais diferenciais das lojas de varejo em razão do efeito positivo que causam na recepção da clientela. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor mostram que cerca de 83% das compras são realizadas por impulso, ou seja, sem a interferência de listas de compras ou de marcas pré-determinadas. Partindo desse princípio, uma exposição de produtos bem sinalizada e atrativa pode aumentar as chances de o consumidor se decidir por produtos não-planejados. 

Para o pequeno varejo, existem soluções customizadas para a produção da ambientação da loja. Uma ambientação completa reúne a comunicação do espaço em que está o produto, uma boa ordem de exposição e ferramentas que chamem a atenção do consumidor.

O primeiro passo para aprimorar a exposição de produtos no pequeno varejo diz respeito à comunicação geral da loja. Mesmo no pequeno varejo, sinalizar cada corredor com placas aéreas, que indiquem categorias específicas de produtos, como bebidas, higiene pessoal e limpeza, são ótimas dicas para que o consumidor possa localizar o que procura com mais facilidade e tenha mais prazer no ato de comprar.

Outra boa opção para o lojista é a ambientação de cada um dos corredores, de forma que o consumidor que caminhe por estes espaços tenha sua atenção retida e seja "convidado" à compra, em função da facilidade de identificação do produto na gôndola.

Outra técnica de baixo custo e alta receptividade que pode ser implementada pelas pequenas lojas é a inclusão de faixas de gôndola. Além de decorarem o ambiente, tornando-o mais colorido e visível, as faixas também demarcam a exposição de cada categoria e organizam a exposição de produtos, facilitando a identificação de cada item.

Essas faixas têm o poder de "blocar" cada tipo de produto, permitindo a diferenciação um do outro. Dependendo da verba que o cliente tem para investir neste tipo de material, podemos ter faixas mais elaboradas como avanços de gôndola, tipo molduras, ou reguláveis, que delimitam com atratividade o espaço e o produto. O consumidor tem ficado cada vez mais exigente e ele quer ter a certeza de que a loja em que ele está acostumado a comprar, além de oferecer novidades, se preocupa em facilitar sua vida.

Dentro dessa comunicação, é possível ainda aplicar stoppers, tipos de placas que delimitam a exposição verticalmente, com separação por módulo/gôndola. Os stoppers separam a exposição, dando cores diferentes às categorias e criando diferenciação. Além disso, facilitam o encontro de itens ou determinada marca pelo consumidor.

Com relação à ordem de exposição dos produtos na gôndola, é possível unir o conforto do consumidor e o aumento do giro de produtos de maior valor. Os produtos de maior procura e giro devem ficar expostos na altura dos olhos, o que, consequentemente, os deixarão na altura ideal para que o consumidor possa pegá-los facilmente. Os produtos de menor valor agregado devem vir expostos embaixo, já que não são foco de resultados da loja.
 
Materiais oferecidos pelos próprios anunciantes também podem ser conseguidos em negociação direta com o fornecedor de produtos. O lojista pode personalizar a área de exposição da marca ou ainda criar pontos extras de exposição, com a colocação de racks ou móveis especiais que algumas marcas enviam ao ponto-de-venda.

Estes materiais ajudam a aumentar a frente de exposição e a dar visibilidade, além de ampliar o estímulo à compra por impulso. Apenas é necessário atentar para a harmonia da exposição, de forma a não gerar poluição visual no conjunto de peças aplicadas. Essa poluição, caso aconteça, poderá cancelar a proposta original de visibilidade e organização.

* Christiany Zanotto Sena é diretora comercial da AZ4 Group.

Por: Christiany Zanotto




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