Notificações programadas no smartphone fazem seu dia melhor | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Notificações programadas no smartphone fazem seu dia melhor

A afirmação vai parecer estranha para quem é infernizado por várias mensagens no WhatsApp, Instagram, entre outros apps. Especialistas estudaram tema e comprovaram a frase curiosa

Por | 04/11/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Receber avisos no celular é algo que nos gera bem estar. A afirmação vai parecer muito estranha para quem é infernizado por dezenas de mensagens no WhatsApp, Instagram, Telegram, Facebook, Uber, 99, entre outros apps. Ainda assim não é lorota da minha parte, especialistas da Universidade de Duke e do Departamento de Psicologia, da Universidade de Georgetown, nos EUA, estudaram o tema e comprovaram a frase curiosa.

O estudo leva o nome de "Batching smartphone notifications can improve well-being" e foi feito por um grande time de pesquisadores (Nicholas Fitz, Kostadin Kushlev, Ranjan Jagannathan, Terrel Lewis, Devang Paliwal e Dan Ariely) por duas semanas com mais de 200 pessoas. Eles chegaram a estanha conclusão que já não conseguimos viver longe das notificações. O mais interessante é que segundo os pesquisadores esse ganho de bem estar é ainda maior quando estas notificações são programadas.

De acordo com o artigo do professor Kostadin Kushlev no site NJP, eles desenvolveram um aplicativo  sob medida, capaz de compilar as notificações de cada celular e entregá-las em horário pré determinado. Os participantes foram divididos aleatoriamente para receber os avisos em quatro agendamentos de notificação distintos.

Em um grupo os participantes recebiam alertas variáveis ao longo do dia, como normalmente recebem. Um segundo grupo foi colocado no extremo oposto, ou seja, eles não receberam alertas e só podiam condições vê-los, pesquisando em seus celulares.  Um terceiro grupo só recebia alertas uma vez por hora, com acesso somente às notificações recebidas na última hora. Por fim havia um quarto grupo que recebeu suas notificações em formato de lote, com apenas três vezes ao dia: às 9h, 15h e 21h.

O professor Kushlev explica que todos os participantes ficaram nesse módulo de recebimento de notificações por 2 semanas. Para acompanhar seu comportamento, os pesquisadores pediram que eles preenchessem à noite avaliações, expondo como se sentiam durante o dia. Os pesquisadores também disseram ter contabilizado quantas vezes por dia as pessoas desbloqueavam seus telefones.

Como resultado eles descobriram que as pessoas designadas para receber alertas três vezes ao dia se sentiam mais felizes, mais produtivas e menos estressadas. Comparados entre os grupos controlados, esses participantes também checavam seus telefones menos vezes por dia. Estes participantes também se disseram mais atentos do que os participantes  que receberam notificações intermitentemente.

Os usuários que precisavam consultar o celular uma vez por hora não ficaram mais felizes por isso. Esses se sentiram tão felizes, produtivos, estressados e atentos quanto os participantes de controle por hora. Por último, mas não menos importante, os participantes escolhidos para não receber alertas também não manifestaram mais ou menos felizes, produtivos, estressados ou atentos do que os participantes do controle. A diferença foi o registro de uma ansiedade maior do que as pessoas que recebiam alertas, como de costume.
 
O estudo mostra que criar um padrão de recebimento de notificações pode gerar mais benefícios que custos, aumentando índices fundamentais para o nosso bem estar. E você, comunicador ou profissional de TI, teria coragem de colocar suas notificações "urgentes" para momentos específicos e assim salvaguardar sua energia emocional? Confesse para a gente nos comentários abaixo!

Por: Celso Fortes

CEO da Agência Novos Elementos


Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss