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Marketing interativo - uma tendência que permanece

Cada vez mais há uma busca por experiências interativas, consistentes, surpreendentes e personalizadas em um cenário amplamente conectado e consumidores modernos

Por | 25/02/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Não é novidade que as agências e os departamentos de marketing precisam oferecer atualmente muito além de criatividade. Isso é reflexo do mercado contemporâneo em que o consumidor está acostumado ao acesso de um grande volume de informações, o que gera o interesse por novidades que permitam interatividade em tempo real.

Este novo cenário exige a promoção de ações modernas e que ofereçam possibilidade de interação com os consumidores, seja de forma presencial ou não. Por isso, a função das agências e departamentos de marketing será de máxima importância para conquista e a manutenção de clientes.

Nas ações de marketing, o relacionamento presencial é tão importante quanto o digital. Neste sentido, o conceito urban playground é uma ótima alternativa para propostas de eventos que têm relação com o espaço urbano. A ideia é promover encontros onde às pessoas possam divertir-se e interagir nestes locais. Trata-se de uma prática inspirada nos Flash Mobs, mas com uma aplicação empresarial.

Flash Mobs são rápidas aglomerações de pessoas em um ambiente público para realizar determinada intervenção inusitada, acordada com antecedência. O objetivo é formar uma multidão instantânea com causas em comum e "chamar a atenção" por meio de uma atividade "inusitada". O movimento se popularizou em 2003 e ainda é praticado com caráter variado como de lazer, político, religioso, etc.

O que comprova que, cada vez mais, há uma busca por experiências interativas, consistentes, surpreendentes e personalizadas, em um cenário amplamente conectado. O consumidor de hoje, definitivamente não é o mesmo de 10 anos atrás. Arriscaria dizer que não é o mesmo que o de 2014.

Para atender estas novas expectativas é preciso ainda que estas ações e campanhas permitam o aumento da influência em subgrupos, com perfis de consumo semelhantes, o mais segmentado possível, quase que individual. Essa descentralização permite à marca se comunicar de forma objetiva e direcionada com o cliente, em especial com consumidores de mercados com grande potencial de crescimento.

O Marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso de marcas, empresas e personalidades. Porém, com o processo de globalização e hiperconectividade, a relação entre consumidores e empresas está profundamente modificada. O que se tornou um grande desafio para os profissionais que pretendem diferenciar-se em um imenso mercado sem fronteiras.

Flash Mob, Inovação

Por: Cauê Passero

Sócio Diretor Criativo da Ria Comunicação


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