Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

O que é um negócio inovador?

Um negócio inovador é um negócio que pontua a solução de uma necessidade real de um cliente. O mecanismo por trás de uma compra é, em geral, a resolução de uma necessidade

Por | 11/12/2012

pauta@arnaldorabelo.com.br

Compartilhe

Um negócio inovador é um negócio que pontua a solução de uma necessidade real de um cliente. O fato de alguém ter entre 40 e 50 anos e ser pós-graduado não a motiva a comprar um produto. Existe até uma correlação entre esses fatores, mas esse não é o real motivo para consumir. O mecanismo por trás de uma compra é, em geral, a resolução de uma necessidade, ou um job to be done, como explica o guru de inovação de Harvard, Clayton Christensen.

Ninguém compra um prego, mas sim um quadro pendurado na parede. Esse é o verdadeiro job. As pessoas "contratam" soluções para problemas específicos que possuem e toda a lógica de funcionamento de uma corporação deve trabalhar nesse sentido. As empresas devem segmentar seus mercados de acordo com os jobs to be done e não na clássica divisão de mercado em categorias de produtos baseada em demografias, escopo geográfico, função ou preço.

Qualquer negócio pode ser inovador?
Acredito que inovação é um termo amplo e que hoje em dia vejo sendo aplicada de diversas maneiras, muitas vezes incorretamente. Ela se dá de muitos modos, mas principalmente em produtos (algo com uma característica completamente nova ou que traz uma novidade ), serviços e no modelo de negócios. É exatamente essa última que traz transformações profundas no modo como consumimos e as empresas competem.

Vamos analisar, por exemplo, o setor de telefonia celular nacional. O que permitiu as empresas atingirem uma base mais de 100 milhões de clientes foi a introdução do sistema pré-pago, que hoje corresponde pela maioria dos usuários. Nesse caso, a inovação foi na fonte de receita apenas e não no produto ( telefone ). O modelo de negócios é dividido em nove grandes blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamentos, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parceiros chave e estrutura de custos.

Todos os negócios podem ser divididos nessa lógica e todos esses blocos são passíveis de mudanças em seus elementos. Nessa linha, todo e qualquer negócio pode ser inovador desde que pontue uma maneira melhor de seentregar uma proposta de valor para alguém. Em nosso citado caso, uma simples mudança no bloco "fonte de receita" fez toda a diferença para uma indústria inteira.

Por: Cassiano Farani

Diretor Executivo da 99Canvas, professor da pós graduação do Ibmec RJ e especialista em Business Model Generation pela Osterwalder Strategy, Zurich.


Comentários

Artigos do autor:

O que é um negócio inovador?



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss