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5 estratégias de marketing para aumentar os lucros da sua empresa

Existe uma série que ações que podem ser tomadas para incrementar as receitas das empresas a partir de cuidados com a experiência do cliente e escolha dos canais adequados

Por | 15/05/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Garantir boas estratégias de marketing e vendas costuma ser um dos maiores desafios do empreendedor brasileiro. Para auxiliar nessa tarefa, o Head de Marketing da SumUp no Brasil, Carlos Grieco, selecionou cinco estratégias para você aplicar ao seu negócio.

Confira as dicas do executivo da SumUp, fintech global de pagamentos móveis, para você aumentar os lucros da sua empresa:

1. Entenda a importância do marketing
Ter consciência da importância do marketing para a estratégia de um negócio é uma das lições mais importantes para o pequeno empreendedor. Afinal, é por meio das campanhas e comunicações de marketing que os clientes conseguem conhecer melhor sua empresa e o que você vende.

2. Crie materiais de apoio
Dentre as primeiras tarefas voltadas ao marketing, será necessário desenvolver um estudo sobre a empresa e seu mercado de atuação. O mesmo vale para a criação de materiais institucionais, como site da empresa, cartões de visita e portfólio de produtos.

Caso você já possua habilidades nesse sentido, poderá ficar responsável por essa entrega — do contrário, será necessário contar com a ajuda de um consultor ou freelancer. Nesse começo, é melhor investir para garantir bons materiais do que ter algo mediano, que mais vai te atrapalhar do que ajudar.

3. Defina os canais de comunicação
Uma vez que esses materiais de comunicação (sejam eles digitais ou impressos) já tenham sido desenvolvidos, é hora de entender com quem você quer falar para, então, definir quais os canais ideais para enviar a sua mensagem a ele.

Se você for utilizar redes sociais, por exemplo, é importante criar e divulgar peças que sejam atrativas e engajem as pessoas. Caso vá distribuir panfletos ou outros materiais impressos, é preciso entender qual o melhor formato, conteúdo e local de distribuição. Caso a ideia seja aumentar as visitas ao website, entenda como divulgá-lo para que as pessoas fiquem sabendo dele e possam acessá-lo.

4. Divulgue sua marca
Para começar, aproveite os benefícios do WhatsApp como ferramenta de comunicação. Montar grupos e engajar os usuários é uma prática cada vez mais comum — mas seja cuidadoso e evite usar a plataforma de forma invasiva ou excessiva.

Outra estratégia interessante é ter um Instagram: pequenos empreendedores usam essa rede social como ferramenta para mostrar seu portfólio. É como se ele fosse a sua vitrine digital, portanto, deixar o seu perfil impecável é obrigatório uma vez que as pessoas vão começar a te avaliar também por esse meio.

Você também pode usar o Google para atrair mais visitantes ao seu site. Para isso, é preciso investir em anúncios para que as pessoas que ainda não conhecem seu negócio cheguem até a página. Portanto, é recomendado entender como funciona o Google Ads para fazer esses anúncios — controlando bem os investimentos e tomando cuidado para não gastar demais sem garantir bons resultados.

5. Cuide da experiência do cliente
O produto ou serviço que você entrega também colabora para construir e divulgar sua marca. Isso quer dizer que a qualidade dele é responsável por fazer as pessoas confiarem na sua empresa, voltarem e, até mesmo, te indicarem. Por isso, fique atento à experiência do seu cliente — e não se esqueça que o atendimento pré e pós-venda fazem parte disso.

Além disso, após fechar um negócio, aproveite para pegar os dados do cliente (e-mail, telefone, endereço, etc.) para você conseguir voltar a se comunicar com ele de forma rápida, fácil e barata. Se ele teve uma boa experiência, ele voltará a comprar com você!

Por: Carlos Grieco

Head de Marketing da SumUp, fintech global de pagamentos móveis, desde junho de 2017. Anteriormente, fundou em 2012 a startup de educação EvoBooks - que oferece experiências de aprendizagem por meio do digital. Atuou entre 2005 e 2012 como consultor associado da Bain & Company. Ainda passou por empresas como Econergy, Ellux Consultoria e CEMPRE. É formado em Engenharia Química pela Poli-USP, além de possuir um MBA pela INSEAD e um Certificate em Finanças pelo Insper


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