Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Dubai - Admirável Mundo Novo

Dubai - Admirável Mundo Novo

Por | 04/12/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Dubai - Admirável Mundo Novo

Por Carlos Ferreirinha*

A primeira impressão é que o país está sendo reconstruído. A cidade de Dubai é um imenso canteiro de obras. Impressionante! Todos os dias e a todo o momento, algo novo surge ou começa a ser construído na cidade. Dubai, a segunda maior das 7 cidades que compõe os Emirados Árabes onde Abu Dhabi é a capital, é a líder em negócios e turismo no oriente médio. Uma cidade com apenas 1 milhão de habitantes onde incrivelmente somente 20% são locais - ou seja, 80% do total da população é imigrante, com expressiva mão-de-obra oriunda da Índia, Paquistão e Filipinas.

O mundo visita Dubai! É a cidade "must seing e must visiting" da atualidade e não é para menos = aqui estão as oportunidades. Um universo de contrastes fascinantes. Revolucionária e transgressora nas construções. O velho e o novo. Moderna com estilo de vida cosmopolita e ao mesmo tempo safaris no tradicional deserto. Será a primeira cidade desta parte do mundo com metrô. Concessionárias de todas as marcas de carros populares e de luxo do mundo em confronto com embarcações de pequeno e médio porte de contrabandistas iranianos e paquistaneses. Um destino exótico que combina o conforto do ocidente com o charme e hospitalidade do mundo árabe. Luxo!

O que para muitos o termo pode significar banalização, em Dubai o termo Luxo é enaltecido e ostentado. Está escrito em todos os lugares, de todas as formas e por todos os tipos de atividades de negócios,  mesmo que sejam inclusive em empreendimentos dos responsáveis políticos pela cidade ou de construtoras como a Dumac, que somente anuncia projetos focados no negócio do Luxo. Há inclusive a Jumeira Road, a Beverlly Hills local.

Dubai é tida como a cidade mais aberta e flexível do mundo árabe. Um inacreditável paraíso de compras com 45 shoppings centers. O comércio vai desde o traditicional ouro à todas as poderosas e admiradas marcas de Luxo do mundo. Nenhum outro lugar oferece tanto crescimento para as redes hoteleiras mundiais. Já foi o tempo que o Riviera Hotel foi o primeiro cinco estrelas do Oriente Médio e que o hotel Radisson foi o primeiro cinco estrelas das redes internacionais. Todos os grandes grupos já fincaram bandeira e de alguma forma se movimentam. O Kempinsky lançará em breve o Kempinsky Emerald Palace e o Kempinsky Palm Jumeirah. As palmeiras estão em todas as partes. Símbolo cultural que vem sendo traduzido em poder.  A ilha Palm Jumeirah e as Ilhas Mundo (tudo em forma de palmeiras) possuem residências inacreditáveis além do fato de você poder ser proprietário de uma ilha.

O onipresente Burj Al Arab, que se tornou ícone de Dubai e que é impossível tomar um drink em qualquer um dos seus restaurantes sem reseva mínima de alguns meses de antecedência, leva seus hóspedes de helicóptero do aeroporto para suas instalações, para evitar o cada vez mais intenso e caótico tráfego. O novo aeroporto que está sendo construído trará o maior duty free do mundo e seu tamanho será duas vezes maior que a cidade de Honk Kong, além de abrigar a maior empresa aérea do mundo árabe, a Emirates. Dubai é sem dúvida alguma um mundo de oportunidades e todas magistrais.

Aqui haverá o primeiro bairro hospitalar do mundo com hospitais e clínicas de todos os lugares inclusive com marcas como Harvard Clinic. O bairro projetado de esportes e a inacreditável Cidade Marítima - Dubai Maritime City a ser criada com o propósito de abrigar por exemplo edifícios residenciais, comerciais e boulevard de compras. Nada de se estranhar por exemplo que Dubai tem a primeira pista indoor de ski - Sky Dubai - projetada dentro do maior shopping da região: o Mall of Emirates; shopping este que faz da poderosa Starbucks apenas mais uma operação de cafeteria com todas as surpreendentes opções no segmento como Costa Coffee, Aspen Café, Café Supreme e Second Cup.

No próximo ano, o primeiro hotel Armani será inaugurado no edifício mais alto chamado Burj Dubai e a Rolex Tower também inaugurará. Em 2009 surjirá o edifício The Pad (uma transcrição do formato do IPod), o primeiro hotel submerso chamado Aquarius e o Pentominium com 120 andares exclusivos. Em épocas de democratização do acesso ao Luxo, Dubai traz todos os códigos contemporâneos de sofisticação e elegância. Sejam eles no vestuário local, nas burcas das mulheres árabes, seja nas sandálias Prada que os homens usam debaixo de seus mantos. Locais para ver e ser visto como o Marina Dubai Beach Resort & Spa, campos de Golfe nos melhores formatos mundiais e restaurantes fascinantes.

O que de diferente então foi mantido além do deserto? A semana inicia aos domingos. Final de semana é sexta-feira e sábado e isso também é novo. Até bem pouco tempo, final de semana era quinta e sexta-feira.

* Carlos Ferreirinha é Diretor Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento especializada no Negócio do Luxo e Premium, com atuação no Brasil e na América do Sul, encontra-se no momento em viagem internacional de pesquisa por Dubai e Rússia. 

Acesse
www.mcfconsultoria.com.br

Por: Carlos Ferreirinha

Fundador e Presidente da MCF Consultoria, Especializada na Inteligência da Gestão do Luxo


Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss