A Era da Surpresa Agradável | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A Era da Surpresa Agradável

A Excelência, tida como a grande diferença mercadológica, foi enfim, alcançada por muitos. Então afinal, onde está a diferença competitiva? Como haverá espaço para a diferenciação

Por | 25/09/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

 

Em um momento de mercado onde tudo se parece demais com o que está ao lado e a sensação de déjà vu é cada vez mais forte, o que realmente fará a diferença são as marcas, com os seus produtos e serviços que conseguirem se diferenciar de formar genuína, original e de alguma forma, autoral. Produtos estão cada vez mais similares no design e nas funções. Serviço que em outrora era o grande obstáculo, alcança patamares espetaculares em diversos segmentos, até mesmo naqueles considerados básicos. Já nos surpreendemos e nos encantamos até mesmo em Posto de Gasolina. A verdade é que tudo está realmente muito parecido. A Excelência, essa tida como a grande diferença mercadológica, foi enfim, alcançada por muitos. Então afinal, onde está a diferença competitiva? Como haverá espaço para a diferenciação?
 
Não tenho mais dúvidas de que o valor verdadeiro estará nas empresas que forem capazes de dialogar, através de seus produtos e serviços, emocionalmente com os seus clientes, desde que os mesmos sejam no mínimo excelentes. E, para falar a verdade, já não basta sermos apenas excelentes. Temos que ser extraordinários e capazes de criar um diálogo verdadeiramente emocional com o consumidor. Não se trata mais de necessidades, mas sim de vontades e desejos. Assim, as empresas que conseguirem surpreender de forma genuinamente agradável, terão espaço garantido. Afirmo.
 
Esta é a razão que justifica o meu transe, quando conheci recentemente o KENOA RESORT, localizado na costa das águas verdes do nordeste brasileiro, especificamente na praia de São Miguel em Alagoas, Maceió. Por que transe? Fascina e entusiasma a oportunidade de conhecer uma operação que entende os novos tempos e, que de forma brilhante, está alinhada a tudo que acredito e entendo de novos tempos de experiências de consumo.
 
E estamos falando de nordeste brasileiro. Uma região que em até bem pouco tempo era associada à fome, miséria, pobreza absoluta, seca e mão de obra desqualificada. E foi ali, em Maceió, que tive uma das mais interessantes experiências sensoriais hoteleiras dos últimos tempos.
 
Tudo que se espera de um Hotel surpreendente, encontra-se no KENOA. Piscina de borda infinita sobre as areias da linda praia, visual fascinante da praia selvagem e pouco frequentada, excelentes produtos de cama e banho, conforto em todos os mobiliários e espaços generosos, gastronomia irretocável do celebrado Chef César Santos, residente do aclamado Oficina do Sabor de Olinda - e come-se em horários que lhe convém e trocam o que você gostaria (eu geralmente demando sempre muitas mudanças), música ambiente linda e especial, identidade olfativa singular, serviço de transfer impecável, carta de vinhos e um bar a altura das expectativas, um ótimo SPA, WIFI que funciona mesmo no quarto que está quase em cima da areia da praia... tranquilidade, silêncio, privacidade e serviço espetacular.
 
Sinceramente, tudo isso é o que realmente esperamos de um Hotel de Luxo, seja ele pequeno, grande ou médio porte. Seja boutique, design ou certificado pelos diversos reconhecimentos internacionais. O fascinante no KENOA não é a sua obviedade, mas justamente o quanto além o Hotel Spa & Resort o mesmo foi capaz de ir. A capacidade de transgredir, de exercitar o encantamento genuíno, de ser "verdadeiramente" original na proposta. O KENOA é o primeiro Hotel que eu conheço no mundo onde o conceito da sustentabilidade não é apenas uma intenção, mas essência. Eles sequer passam a ferro os uniformes e os guardanapos, e isso se torna um detalhe sublime. 
 
Uniformes em cores pastéis que harmonizam com a natureza. Não há uma pintura no espaço. A não utilização da tinta ou corantes para não ferir o meio ambiente. Projeto de iluminação todo baseado em LED. Cascas de coco usadas como apoios dos ammenities. Um projeto arquitetônico magistral, assinado pelo arquiteto Osvaldo Tenório, que harmoniza o primoroso conceito estético com referências locais, madeiras de demolição, ferros, troncos, pedras, cordas e água - muita água, barulho de água, integrando de forma arrebatadora o design do projeto à natureza. Quase uma ode e celebração à natureza. Em algum momento eu não sabia o que era Hotel e o que era naturalmente do entorno, tamanho o respeito ao que divinamente foi entregue ao Hotel. Sustentabilidade aqui não é um "ser estranho".
 
Fiquei impressionado com a disciplina e o compromisso do KENOA com os detalhes. Detalhes aqui não são apenas estrategicamente elaborados para surpreender, mas são detalhes que compõe o DNA do local. Ao final, o conjunto de detalhes se torna a razão de ser do ambiente. No cardápio é possível encontrar receitas elaboradas na tradicional Cataplana portuguesa. Dificilmente vista nos celebrados restaurantes Portugueses em São Paulo.
 
O proprietário do KENOA, o Português Pedro Marques, criou um ambiente de escapismo, quase um refúgio, que traduz e torna tangível o conceito de exclusividade e, ao mesmo tempo, estrategicamente, propositalmente ou não, o "luxo" dos novos tempos.  Luxo que desperta os sentidos e que harmoniza com elementos naturais e rústicos. Sofisticação sensorial. A natureza nos abraça no KENOA.
 
Um serviço surpreendente, sem invasão, prestado por uma mão-de-obra qualificada, bem treinada - na grande maior parte, mão-de-obra local, nordestina, entregando um serviço à altura de diversos hotéis mundiais. Entretanto, com um sorriso, uma gentileza e um carinho tipicamente brasileiro e o prazer singular, de servir. KENOA RESORT & SPA, definitivamente, uma SURPRESA agradável.
 
Uma surpresa agradável = Kenoa Resort

Por: Carlos Ferreirinha

Fundador e Presidente da MCF Consultoria, Especializada na Inteligência da Gestão do Luxo


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss