3 erros que podem destruir sua performance no Facebook | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

3 erros que podem destruir sua performance no Facebook

A seguir quero mostrar ações simples que, se repetidas, podem destruir a performance da sua página no Facebook. Saiba como evita-los e como encontrar boas soluções

Por | 27/05/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Olá, como vai?

Sempre me preocupei muito mais com RESULTADOS do que com as chamadas de "EGOMÉTRICAS". Egométricas podem ser definidas como: "Métricas que dão orgulho, mas não pagam as contas". Esse é o tipo de métrica que SEMPRE batalhei para as pessoas não focarem: número de fãs é a principal. Sim, o número de fãs em uma página é algo importante, mas sozinho não paga as contas.

Além disso, sem algumas práticas simples, você será apenas um contador de números que não traduzem o sucesso de um negócio. Por isso, sempre que você ver alguém batendo muito forte neste ponto, do número de fãs, logo penso que:

  1. Essa pessoa não quer que você tenha um negócio de verdade, com métricas de verdade, com resultados de verdade;
  2. Essa pessoa não entende nada de mensuração de resultados, apenas da venda de uma ilusão de que com fãs você terá um negócio de sucesso.


Muitas pessoas já entenderam a "DESIMPORTÂNCIA" de contar apenas fãs. Com isso, conseguiram elevar seus negócios do patamar do simples "ganhar dinheiro", para "um negócio lucrativo e sustentável". Por isso, a seguir quero mostrar ações simples que, se repetidas, podem destruir a performance da sua página no Facebook.

1) Não cuidar do visual
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, porque muitas empresas insistem em postar imagens mal feitas no Facebook? Usar muitos elementos, muita informação e pouca qualidade podem causar uma má impressão e descredibilidade para sua marca. É importante cuidar da qualidade e das medidas das imagens. Neste link você pode encontrar um infográfico com as medidas das principais imagens do Facebook.

Como evitar #ficadica
a)   Use sempre o tamanho correto das imagens. Aqui você encontra um guia COMPLETISSIMO dos tamanhos de imagens nas mídias sociais;

b)   Use o Word, Powerpoint... Todo mundo usa esses programas. Neles é possível criar tabelas e imagens mais "bonitinhas" e salvar como imagem. Basta criar uma imagem, clicar com o botão direito sobre ela e escolher "Salvar como imagem".

c)   Você sabia que salvar as imagens no formato PNG, mantém a qualidade da imagem original? O Facebook reduz a qualidade das imagens postadas, mas em PNG a perda é muito menor.

2) Não queime seu filme
Há pouco comentei sobre a "desimportância" das "egométricas". Por isso, evite perder o foco e querer que todas as pessoas do Facebook curtam sua página. É importante focar em pessoas com potencial de tornarem seus clientes. Mas você pode se perguntar: "Não é uma `chance´ de mais pessoas conhecerem minha empresa?". Claro que é, mas você também tem uma `chance´ de ser visto como chato. 

Como evitar #ficadica
Defina seu público-alvo. Uma frase do mestre Philip Kotler, no livro Marketing de A a Z:

"Hoje as empresas são mais culpadas pela FALTA DE SEGMENTAÇÃO do que de EXCESSO DE SEGMENTAÇÃO. Imaginam para suas ofertas mais clientes com grande potencial de compra do que realmente existentes no mercado. O antídoto é dividir o mercado em vários níveis de potencial."

a) Preparei uma tabela que você pode baixar GRATUITAMENTE AQUI. Nela te ajudo a definir seu público e sua proposta de valor. Assim você pode mostrar seu produto, o que ele tem de legal e, o principal: para quem quer compra-lo.

3) Não ter Chamada para Ação
Um erro muito comum de quem gerencia uma página no Facebook é não ter uma chamada para ação em cada post. O fato é que você precisa usar sempre um CTA (Call To Action) em suas postagens. Seja para as pessoas curtirem, marcarem amigos, compartilharem ou visitarem seu site, para comprar algo ou ler um post em seu blog.

Como evitar #ficadica
Habitue-se a inserir chamadas para ação em seus posts. Pense nisso como se fosse um convite. Imagine o diálogo:

- Hey! Vamos na minha casa comer uma pizza?
- Claro! Vamos sim.
- Então vamos AGORA!
Imagine outro diálogo
- Hey! Vamos na minha casa comer uma pizza?
- Claro! Vamos sim.
- …

É importante reforçar o convite, motivar a pessoa a ir até "sua casa". Grandes lojas sempre usam CTA em suas publicações. No exemplo da Centauro, há várias chamadas para a ação. Sinalizei a "oferta especial", criando a exclusividade e uma vantagem clara de ver aquele anúncio no Facebook. A segunda é o "Aproveite" e, para dar mais ênfase a "oferta imperdível". É bem básico, mas muitos não fazem isso. Aí a "conversa" fica sem um final ou um convite.
 

Por: Camila Porto

Autora do livro Facebook Marketing e professora de cursos sobre Marketing Digital, Facebook Marketing e Empreendedorismo


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss