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Como opinion mining pode alavancar os resultados da estratégia digital

Conheça como as informações geradas pelos seus consumidores nas mídias sociais podem ser usadas para identificar oportunidades e gerar insights para a empresa

Por | 26/05/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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As mídias sociais proporcionam uma nova e revolucionária forma de relacionamento entre marcas e consumidores. Informações que antes estavam restritas à esfera privada, agora podem ser acessadas com facilidade e servir como um artifício crucial no reconhecimento de nichos, ampliação de vendas e fidelização de público.

Mas o desafio ainda é descobrir e organizar - no meio desse universo de possibilidades - o que realmente é relevante e como usar esses dados a seu favor. É a partir desse ponto que as marcas passam a entender a importância do opinion mining e da análise de sentimentos.

Opinion mining nada mais é do que o monitoramento e a metrificação de resultados obtidos por meio das redes para a formação de estratégias de marketing efetivas.

Além de monitorar a reputação da própria marca e de seus concorrentes, as marcas precisam ter a consciência de que as pessoas com frequencia manifestam seus desejos e interesses de consumo nas redes sociais. Coletar essas informações e classificá-las é um passo importante para se conhecer quem é o cliente, quais são suas necessidades e qual a forma mais adequada de se comunicar com ele.

Além disso, marcas têm muito a ganhar com o mapeamento de indicadores e o consequente conhecimento estatístico do universo de informações que as circundam. Por meio da avaliação periódica de resultados, é possível fazer o planejamento de ações de marketing mais sólidas, principalmente quando tratamos de um setor onde o faturamento cresce em nível exponencial em datas sazonais como o Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, etc.

E quando a recomendação de seu produto ou serviço é negativa? Uma empresa bem preparada para enfrentar reclamações nas redes sociais deve agir de forma integrada no que diz respeito ao monitoramento das mídias e ao SAC 2.0. Ambas as áreas devem estar em constante comunicação e complementar a atividade da outra, agindo como setores indissociáveis. A partir da identificação de algum indício de crise, o trabalho conjunto dos dois setores não apenas mensura a repercussão de problemas, mas passa a ser dispositivo de controle e proteção da imagem das marcas no ambiente da web e fora dele.
 
As redes sociais são um terreno fértil para a descoberta de tendências e para o estudo do comportamento de diferentes grupos de consumidores. Com o opinion mining, as marcas conseguem transformar dados sociais em inteligência a ser aplicada no diagnóstico de novas marcas, novos mercados a serem explorados e diferentes tipos de abordagens publicitárias.
A coleta de informações em tempo real e a interpretação desse conhecimento social abre caminhos para a geração de insights e recomendações estratégicas que apontam riscos e facilitam a criação de alternativas para o sucesso de novas ações, produtos e serviços.
 

Por: Camila Moraes

Publicitária, especializada em Marketing Digital e Gerente de Mídias Sociais na A2ad


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