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Reposicionamento de marca: ideias e exemplos

Estratégia se faz necessária em situações de crise, mas também mostra a disposição em transmitir novas mensagens, renovar o portfólio e atrair novos públicos

Por | 27/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Sempre que olhamos para trás, em toda a nossa trajetória, é possível notar o quanto mudamos e aprendemos. Isso em todos os campos da vida, seja acadêmica, profissional e até mesmo pessoal.

Estar aberto a mudanças e aprender com elas é fundamental para a nossa evolução e aprendizagem. Se mudar é preciso em nossa individualidade, quando pensamos em uma marca não é diferente, porque o mercado pede que adaptações sejam feitas para alcançarmos bons resultados e não deixar que fiquemos inertes, imobilizados em uma situação cômoda.

Por isso, o reposicionamento de uma marca se faz necessário em muitas situações. Em minha experiência, já atendi clientes que precisaram reestruturar todo o seu modelo de negócios. E isso não deve, em hipótese alguma, ser considerado como algo negativo, pelo contrário, já que mostra a disposição em transmitir novas mensagens, renovar o portfólio e atrair novos públicos. Essa estratégia também se faz necessária quando a imagem é abalada, em situações de crise. Neste caso, é preciso comunicar uma nova imagem ou fazer um trabalho de gerenciamento de crise da marca frente ao mercado.

O reposicionamento é uma opção para todo segmento e pode ocorrer em etapas, desde a comunicação visual e produção de materiais gráficos, até alterações na essência da marca. Há alguns anos, cuidando da comunicação de um escritório de advogados, fizemos um projeto que envolveu a quebra de um paradigma: por mais que a profissão carregue certo ar de seriedade, não precisa ser regra que toda comunicação seja com a emblemática balança do Direito e baseada em cores sóbrias e neutras. É possível tornar a comunicação de escritórios mais jovial e obter sucesso com isso. O processo de reposicionamento de marca envolve todos os canais de comunicação da empresa, abrangendo a nova fase comunicacional nos pontos de contato da marca com o público e isso também engloba o ambiente virtual, seja por meio do site ou das redes sociais.

Uma experiência positiva e que vale a pena contar é sobre a repaginada na comunicação de uma federação da área cultural. No início, a entidade tinha uma liderança que passava por problemas de gestão e, quando mudaram o corpo diretivo, a marca também precisou ter um novo posicionamento porque estava com uma imagem muito negativa e desgastada no mercado. Foi aí que iniciamos um projeto de renovação: criamos um novo site, novo logo e cartilha, incluindo toda a comunicação visual e materiais gráficos.

Outro caso interessante em que atuamos foi de um shopping que, inicialmente, foi concebido como um outlet de móveis e decoração, mas não teve sucesso. O empreendimento foi reposicionado para tornar-se um outlet de moda e decoração. Mudaram o nome e toda identidade visual e nós fizemos o trabalho de reposicionamento deles na mídia com o trabalho de assessoria de imprensa e também da gestão das redes sociais para, assim, tornar conhecida e fortalecer a sua marca no mercado.

Reposicionar uma marca é importante para atingir novos mercados, atualizar a sua identidade, contornar uma situação de crise, entre outros motivos. Para este processo, é importante ter bons profissionais, fazer uma boa análise e planejamento antes de iniciar a transição para que esta seja positiva e atinja satisfatoriamente os objetivos traçados para aquela marca.

Por: Camila Leoni Nascimento

Diretora Geral da LB Comunica e Doutora, especialista em marketing, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo






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