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A arte de captar e cultivar clientes em um mercado concorrido

Com um mercado tão competitivo, cada vez mais o marketing de relacionamento se torna um pilar no sucesso da empresa. Pré-alinhamento e mensuração são pontos fundamentais

Por | 02/05/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com um mercado tão competitivo, cada vez mais o marketing de relacionamento se torna um pilar no sucesso da sua empresa.

Clientes satisfeitos fidelizam e indicam a empresa para outros potenciais clientes. Alinhar expectativas antes de fechar qualquer contrato é fundamental para uma boa e duradoura relação. Isso irá estabelecer as "regras do jogo", evitando transtornos e desentendimentos posteriores. Captar e manter clientes é uma tarefa desafiadora para muitas empresas. É necessário ter transparência, segurança e saber definir metas corretamente.

Mas, e quando o resultado esperado não aparece no momento em que o cliente espera? É preciso estar constantemente atualizado sobre o mercado e montar um plano de ação e de gestão de crises, pois imprevistos acontecem. Mensurar resultados com frequência e produzir relatórios de acompanhamento também ajudam a mostrar para o cliente o trabalho que está sendo realizado. Dessa forma, ele pode entender que o resultado é apenas parcial e não final e saber quais ações estão sendo tomadas para atingir as metas definidas.

Fazer um pré-alinhamento sobre o trabalho que será executado, definir metas, ter transparência e mensurar os resultados são pontos importantes para manter uma boa sintonia com o cliente. Além disso, conseguir identificar possíveis problemas e resolvê-los em tempo hábil demonstra competência e a satisfação do cliente é garantida.

Cultivar um cliente por anos é tarefa para poucos. É preciso colocar o foco na qualidade do atendimento e em uma construção de relacionamento saudável de longo prazo. São os clientes de longo prazo que oferecem o melhor retorno para qualquer negócio. 

Já para os clientes novos não existe fórmula mágica, mas algumas práticas são importantes para criar um bom relacionamento. Ter empatia e compreendê-lo da melhor maneira é essencial. Outro requisito importante é a honestidade, imprescindível para a fluidez e aproximação. Por fim, colocar entusiasmo e energia em nosso trabalho faz toda a diferença e o resultado fica nítido para o consumidor.

É fundamental tratar cada cliente de uma maneira única. A necessidade de cada um é diferente da do outro que a empresa atende ou já tenha atendido. Notar e demonstrar essa sutileza é um diferencial. O atendimento deve ser sempre personalizado e individualizado, fazendo com que o cliente se sinta exclusivo.

Captar e manter clientes, como dito no título, é uma arte! E é em razão desta "arte" que a empresa precisar estar sempre inovando e buscando as mais criativas soluções para que os clientes se sintam cada vez mais satisfeitos e se mantenham fiéis.

Por: Camila Leoni Nascimento

Diretora Geral da LB Comunica e Doutora, especialista em marketing, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo


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