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Como parcerias podem viabilizar projetos de Marketing

De programas de afiliados e venda de publicidade a programas de fidelidade, departamento vem buscando alternativas para gerar renda adicional em prol da saúde financeira da empresa

Por | 12/11/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Em um mercado em constante mudança e alta competitividade, adicionado à   instabilidade econômica-política, não é incomum observar empresas limitando seus investimentos de marketing em prol da saúde financeira da companhia. Por causa deste cenário, observa-se que o Marketing começou a buscar alternativas para viabilizar seus projetos estratégicos de forma criativa. Desde programas de afiliados e venda de publicidade a programas de fidelidade, esses departamentos vêm buscando alternativas para gerar renda adicional.

O que muitos empreendedores começaram a descobrir é que é possível alcançar resultados financeiros relevantes por meio de parcerias que viabilizam ou complementam projetos estratégicos de marketing. A pesquisa Receita Além das Vendas do Ibevar identificou que 51% dos e-commerces já incluem em seu planejamento o rendimento de iniciativas de renda adicional, e que trinta por cento deles classificam esse tipo de iniciativa como muito importante. À medida em que essas iniciativas começam a amadurecer dentro das empresas, o faturamento final das companhias passa a sofrer grandes efeitos. Setenta por cento dos entrevistados contam que observam até 10% de impacto no faturamento.

É importante ressaltar a importância da busca de um parceiro que adicione valor real à experiência de seu consumidor ao longo da jornada, seja incentivando a recorrência da compra, seja melhorando a experiência de uso do seu produto, como é o exemplo companhias aéreas que fazem parcerias com empresas de aluguel de carro e e-commerces que fazem parceria com programas de fidelidade que oferecem dinheiro de volta a cada compra realizada online.

As parcerias que mostram resultados hoje já fazem parte do planejamento para 2019. A renda livre proporcionada por essas parcerias estratégicas - desde programas de benefícios voltados para a retenção e fidelização de clientes a programas fornecedores de renda adicional por meio de publicidade - é capaz de viabilizar o investimento das empresas em projetos que podem ser decisivos para a conquista de metas agressivas e o fortalecimento da imagem da empresa entre os concorrentes e os consumidores, como planos de mídia, compra de ferramentas complexas de Business Intelligence e ações nas redes sociais.

São em momentos assim que os departamentos de marketing dos e-commerces brasileiros mostram o seu comprometimento com o cumprimento dos objetivos de negócio. Ao se mostrarem antenados com as últimas tendências e ao entenderem que esse nicho de mercado oferece parcerias valiosas, os departamentos de marketing se tornam peça fundamental nas empresas. Para negócios baseados no e-commerce, cuja geração de renda está baseada na internet, é imprescindível ter a inovação e a criatividade trabalhando lado a lado. Utilizar programas de benefícios - que, por definição, existem para fidelizar clientes e torná-los advogados de sua marca - é uma solução inovadora e criativa para promover a rentabilidade da empresa e, consequentemente, ajudá-la a enfrentar os momentos difíceis.

Por: Caio Jacobino

Country Head Latam da unidade de Revenue Enhacement da Affinion Brasil. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e com mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o profissional combina uma base educacional sólida com uma ampla experiência de mercado. Caio tem mais de dez anos de experiência nas áreas de gestão, consultoria e vendas B2B e coleciona passagens por empresas como Instacarro.com, Rakuten Marketing, Criteo e RealMedia LatinAmerica


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