Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Cuidar da informação é fortalecer o relacionamento

Se marketing de conteúdo é gerir a informação além das fronteiras de um site, então é certo que cuidar da informação é a base do relacionamento

Por | 05/08/2011

Compartilhe

Por Bruno Rodrigues*

Se a base mais forte do marketing de conteúdo é gerir a informação além das fronteiras de um site, então parem as máquinas. Esta preocupação não existe nas mídias sociais. Postou no Facebook, a fila andou. Mudou uma informação? A anterior, velha e publicada, ficou lá, como uma armadilha, pronta para quem acabou de aderir aos grupos acessar uma informação ultrapassada - e, muitas vezes, errada. "É assim", dizem.

Como "é assim"? Hoje temos recursos que possibilitam cuidar da informação e refinar seu consumo para evitar ruídos que outras mídias e situações são incapazes, por natureza, de contornar. Não entendam estes recursos como "ferramentas", mas sim como a mais banal característica das mídias sociais: tanto o cliente como a marca podem interferir no conteúdo. Por isso, o profissional que a veicula pode tudo. O problema é que hoje não se faz nada neste sentido, mesmo o céu sendo o limite.

Há anos ministro treinamentos em conteúdo online e desde o início repito incessantemente que é preciso gostar muito de lidar com a informação - pura e simples - antes de começar a trabalhar na área. Redigir textos é a questão menos importante nesta equação. No contexto da mídia digital, a prioridade é a forma como a informação chega ao receptor, ao usuário, não importa o seu formato.

Ao longo deste tempo consegui preparar a maioria de meus alunos para realidades que, desde então, vêm se sucedendo no âmbito do conteúdo para a mídia digital. Para alguns, contudo, nada disso adianta: lidar com conteúdo online é redigir textos, publicá-los e recomeçar a tarefa. Por isso, eu ainda - apenas ainda - entendo quando muitos encaram o que chamo de "cuidadoria" de conteúdo em mídias sociais como dispensável, um pormenor ou então uma realidade que "é assim". No universo do marketing de conteúdo, contudo, perseguir a informação e cuidar dela aonde quer que for é obrigação e sinal de inteligência e bom senso.

Assim, esqueça profissionais que se veem apenas como redatores, arquitetos da informação, analistas de mídias sociais ou especialistas em SEO. Todas estas são atividades que têm como função aprimorar os sistemas de informação e torná-los mais organizados, persuasivos, visíveis ao usuário - o que todos nós estamos carecas de saber.

Estas são atividades essenciais, sim, mas falo aqui de profissionais que vão além do kit básico: eles têm responsabilidade pela informação e por onde ela anda, seja em comentários de blogs, redes sociais ou microblogs. Estes profissionais perseguem a informação, não a perdem de vista, rastreiam seu desdobramento, a atualizam - seja onde for - e, mais do que tudo, reviram a web do avesso para não perder de vista o elo principal que une informação e usuário: o relacionamento.

Voltamos ao início: se marketing de conteúdo é gerir a informação além das fronteiras de um site, então é certo que cuidar da informação é a base do relacionamento. Você está preparado para isso como profissional? Será, mesmo? Ou ficaremos criando eternamente mais itens para o kit básico sem focar no principal: realmente usar a informação como contato transformador, constante, eficaz? Aquela que gera ROI - e não reclame dos engravatados que esperam que conteúdo produza resultados palpáveis, eles estão cobertos de razão. Vamos ampliar os horizontes. Nosso kit básico de ferramentas precisa de um upgrade - fora da caixa.

*Bruno Rodrigues é Consultor de Informação e Comunicação Digital, autor dos livros 'Webwriting' [2000, 2006 e nova edição em 2011] e de 'Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web' [2010], padrão brasileiro de redação online e Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior.  Twitter: brunorodrigues

Por: Bruno Rodrigues








Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss