Artigos

Publicidade
Publicidade
Planejamento Estratégico

Impacto do 5G: o que muda para os profissionais?

A partir do momento em que a integração entre o digital e o mundo físico torna-se realidade, até indústrias menos digitais precisarão se adequar às novas realidades

Por Bruno Cani - 01/08/2022

A tecnologia 5G, implementada na última semana no Brasil, chega para atender a demanda de uma sociedade hiperconectada e promete entregar uma velocidade de internet mais rápida, latência muito baixa, mais confiabilidade e uma alta taxa de transmissão. Isso tem um efeito direto no tamanho e qualidade dos softwares que poderão ser desenvolvidos. As diferenças entre o mundo digital e o mundo real serão cada vez mais imperceptíveis e tudo poderá ficar mais integrado.

Um bom exemplo desse processo de integração é pensar nas tecnologias de realidade aumentada que existem hoje, ainda que tenham problemas de funcionamento devido a lentidão do carregamento, travamentos ou perda de qualidade gráfica, tais funcionalidades já fazem parte do nosso cotidiano. Com o 5G o desempenho torna-se mais rápido e sem perda de qualidade. De "gadgets" para uso diário até jogos ainda mais revolucionários dos que já temos hoje em dia.

A implementação da quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel é uma ótima oportunidade para os profissionais da área, porque a partir do momento em que a integração entre o digital e o mundo físico torna-se realidade, até indústrias menos digitais precisarão se adequar às novas realidades. Veremos soluções surgirem nos mais diversos segmentos e indústrias. A tendência é que soluções que necessitam de envio de comandos e retornos dos dados não sejam mais exclusivas de empresas que possam pagar por uma super internet ou um super computador. Haverá uma democratização dessas tecnologias e uma consequente necessidade de desenvolvimento. Para quem é da área, isso se traduz em mais projetos e oportunidades.

Porém, o maior desafio para um profissional de tecnologia, será se manter atualizado. As mudanças são rápidas e se a pessoa não está sempre estudando e se atualizando, ela vai ficar obsoleta. Não adianta estar nesse mercado somente pelas oportunidades que ele oferece. Tem que se dedicar. Estar dentro de uma comunidade é uma forma de se manter atualizado, de pedir ajuda, de ter acesso a conhecimento e, mais importante de tudo, de se manter motivado. Há diversos grupos de tecnologia, mas para quem nunca fez parte ou está ingressando agora no mercado, se juntar a uma escola ou curso é uma boa saída. Com o 5G muitas pessoas encontrarão oportunidades e/ou enfrentarão desafios. As trocas sobre o tema com que está passando pela mesma situação possibilitam muita agilidade na solução de problemas, por exemplo. 

Quanto mais novas tecnologias são desenvolvidas, mais aplicações e oportunidades surgem. Muitas soluções são construídas em cima de outras soluções e novas combinações se tornam possíveis a partir do surgimento de novas tecnologias. Em outras palavras, há um efeito multiplicador provocado pelo nascimento de novas tecnologias que avança mais rápido que a quantidade de profissionais no mercado. E quanto mais profissionais trabalhando em novas soluções, mais aplicações e combinações serão possíveis. Ou seja, vejo isso como um ciclo de crescimento infinito onde algumas profissões e processos vão sendo automatizados e outros sendo criados. 

Por fim, um recado para empresários que acham que tecnologia 5G é somente para indústrias modernas ou ligadas à internet: se vocês não entenderem o potencial que o 5G tem de impactar seus negócios, alguém vai e você ficará para trás. Reforçando o que falamos anteriormente, 5G não é apenas a infraestrutura. São as tecnologias que o 5G possibilita.
 

Por: Bruno Cani

Bruno Cani é CEO da Resilia Educação.