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Marcas rebeldes

Beth Furtado escreve sobre como estas marcas viram referência para os consumidores

Por | 21/05/2009

bfurtado@aliasite.com.br

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Por Beth Furtado*

Existem três milhões de citações para o termo rebeldia na internet. Tem "de um tudo". Rebeldia tornou-se cool. Em outros tempos, a atitude rebelde fazia mais parte do universo da exclusão que da aspiração. Mas sempre foi jovem.

Nada mais cheio de bossa para o mundo jovem que não se enquadrar, não aceitar, transgredir, não se submeter, antecipar, não se conformar, modificar, não ceder, transformar e divergir.

Há algumas décadas pessoas poderiam ser rebeldes, mas as marcas não assumiam esse risco. O que já foi contravenção, hoje é um ativo poderoso. Na atualidade, a rebeldia é inerente a muitas marcas de sucesso e integra os motivos pelos quais essas marcas são contemporâneas.

Diesel, MTV, Harley-Davidson, Red Bull, Puma, Apple, Nike, Benetton, Levi´s, Virgin, Cavalera, Adidas, Alexandre Herchcovitch, MAC e Doc Dog são exemplos.

Algumas empresas possuem produtos rebeldes que superam a rebeldia corporativa ou até mesmo a inserem na organização. A Brastemp não é uma marca rebelde, mas o seu refrigerador Pla é pura inquietude. Já o iPod é tão poderosamente transgressor que conseguiu ampliar o inconformismo na marca corporativa.

É preciso ter muita atitude para propor uma estratégia divergente, um caminho transgressor ou bancar um lançamento subversivo. O fato é que a rebeldia é cool porque pessoas contemporâneas pedem distinções às empresas e algumas marcas até pretendem entregá-las. No entanto, enquadram o espírito dos seus para que nada seja muito distante das práticas setoriais. Almas inquietas, porém, não se enquadram.

* Beth Furtado é autora dos livros "Singularidades no Varejo", "Horizontes de Consumo" e "Desejos Contemporâneos" e é sócia-diretora da ALIA, empresa que articula e decodifica conhecimentos, conteúdos e pesquisas e os materializa sob a forma de pensamento estratégico, novos negócios, estratégias de inovação, novos produtos, alternativas de distribuição, experiências de compras, posicionamento de marca e de comunicação, palestras e workshops. Siga no Twitter http://twitter.com/bethfurtado E-mail: bfurtado@aliasite.com.br

Por: Beth Furtado




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