Marketing-arte | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Marketing-arte

Beth Furtado explica por que o marketing é uma disciplina artística

Por | 27/11/2008

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Marketing-arte

Por Beth Furtado*

Até bem pouco tempo, entendia-se que no Marketing e em suas disciplinas não havia espaço para a arte. No caso, a arte entendida como exercício da expressão e dos sentimentos por si só, não comprometida com expectativas de vendas e que não se conforma com padrões.

O insight dos últimos anos do universo de negócios é que valores artísticos, como design-arte, personalização, despadronização e o não-convencional vendem bem. São verdadeiros hits contemporâneos os produtos temporários e as lojas sazonais - exemplos de ruptura e descontinuidades normalmente encontrados na arte.

São sucesso de vendas embalagens e linhas de produtos concebidas por estilistas e designers claramente autorais - direito que antigamente só era concedido à expressão artística. Tornaram-se febre os hotéis em que os quartos são criados por diferentes artistas, todos diferentes entre si, como também coleções e imóveis em que o consumidor customiza o que compra - exemplos de personalização e de ruptura encontrados na arte.

No Brasil, dois negócios do visionário Victor Siaulys são das melhores expressões artísticas contemporâneas: o Hotel Unique e o Unique Garden, spa na região de Mairiporã, em São Paulo. O projeto de ambos foi delegado a um ícone da arquitetura, Rui Ohtake, e hoje são reconhecidos mundialmente entre as grandes obras contemporâneas.

Não há quem não contemple os dois projetos como obras artísticas por excelência. Então, marketing hoje é uma disciplina artística, o que significa, em essência, não-conformidade e capacidade visionária.

* Beth Furtado é Diretora de Planejamento da QG Propaganda, empresa do Grupo Talent, e autora dos livros: Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e Desejos Contemporâneos. Indicada ao Prêmio Caboré 2008 na categoria Profissional de Planejamento.

Por: Beth Furtado




Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss