Artigos

Publicidade
Publicidade

Tempos Plurais ? A nossa Era

Beth Furtado escreve sobre o dasafio das estratégias de hoje

Por Beth Furtado - 22/10/2008

Tempos Plurais – A nossa Era

Por Beth Furtado*

Vivemos tempos plurais. Tempos de misturas, de usos híbridos e multifacetados. Em alimentação, misturamos em um mesmo prato ingredientes e temperos doces com salgados. Misturamos alimentos quentes com frios. Crus com cozidos. E atiçamos apetites.

Misturamos verduras orgânicas com frituras. Fazemos exercícios de vez em quando e trabalhamos demais. E nos sentimos menos culpados. Em vestuário, misturamos peças básicas com sofisticadas e nos sentimos descolados.

Em decoração, misturamos a alta tecnologia de eletrônicos com ambientes étnicos. E nos sentimos em casa. Vivemos a era dos celulares que tocam música. Compramos comunicação ou entretenimento?

Dos computadores que fazem ligações telefônicas. Compramos conexão, informação ou telefonia? Das máquinas fotográficas que fazem filmes. Compramos registros de imagem ou movimento?

Tempos improváveis os nossos. Tempos que inspiram estratégias móveis, principalmente considerando as perspectivas. As misturas tendem a aumentar com as novas gerações. Adolescentes ouvem música, surfam na internet, falam pelo celular e assistem à TV, simultaneamente. E ficam entediados.

Até que ponto nossos produtos, serviços, lojas, pensamento estratégico e marcas conseguem refletir estes tempos plurais? Tempos em que os hábitos de compra são um alvo móvel.

* Beth Furtado é Diretora de Planejamento da QG Propaganda, empresa do Grupo Talent, e autora dos livros: Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e Desejos Contemporâneos. Indicada ao Prêmio Caboré 2008 na categoria Profissional de Planejamento.