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A Classe C não existe

Nos últimos anos um dos segmentos da sociedade mais pesquisados é o da classe C. Temos estudos e análises de todos ângulos que imaginarmos. E sabe o pior? Sabemos quase nada sobre ela

Por | 17/04/2012

bfurtado@aliasite.com.br

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Nos últimos anos um dos segmentos da sociedade mais pesquisados é o da classe C. Temos estudos e análises de todos ângulos que imaginarmos. E sabe o pior? Sabemos quase nada sobre ela, simplesmente porque não existe uma pessoa genérica, nem um consumidor genérico. Portanto: "A Classe C não existe" como dito pelo genial Alberto Cerqueira Lima, Presidente da Copernicus Marketing.

Concordo totalmente com esta reflexão. Há tantas nuances na Classe C, tantos segmentos e sub-grupos, que  não podemos dizer que a conhecemos a partir da perspectiva genérica e limitada à questão demográfica. O estudo de clusters/sub-grupos de consumidores a partir de variáveis multidimensionais (dados demográficos + psicográficos +  estilos de  vida)é um imperativo no marketing contemporâneo. A criação de conceitos, serviços, produtos, experiências, promoções, projetos, formatos varejistas ou quaisquer táticas de marketing inspiradas em conclusões exclusivamente demográficas não é suficiente para contemplar a riqueza do comportamento humano. Há pessoas de Classe C que já estão na terceira viagem internacional, há outros grupos que fazem financiamento para fazer cirurgias plásticas, há... enfim pessoas com desejos diversos que não se resumem aos dados usuais de análise demográfica de um grande grupo indiferenciado.

skingen,boticárioUm exemplo interessante e brasileiro de negócio desenvolvido não para grupos, mas mais radical ainda, para indivíduos, é a nova unidade de negócios do Boticário: Skingen. O modelo tem como canal prioritário os dermatologistas que farão a coleta de amostra da pele de seus pacientes e enviarão para uma das Unidades Skingen - o Lab, Laboratório Genético que fará a análise e emitirá um laudo. Com base neste laudo o dermatologista irá prescrever um tratamento personalizado que será manipulado pela outra unidade Skingen, a Pharma.

Conheça aqui um pouco mais deste negócio, sensacional diga-se de passagem, afinal é efetivamente a entrega de um "produto para chamar de seu". Não é uma solução genérica, é uma solução específica, de produtos para a pele que consideram a realidade de cada individuo. Este não é um negócio para a Classe A, B ou C, é um negócio para indivíduos que priorizam soluções personalizadas.

Nem todas as empresas podem ter uma concepção de negócios para indivíduos, mas já está mais do que passada a hora de muitas empresas terem como público alvo sub-grupos da sociedade com riqueza multidimensional, e não apenas uma massa genérica da população. Afinal, ela não existe na prática.

 

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