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Marketing da Inconsequência

Agir com verdade é uma atitude mais em sintonia contemporânea? Nos últimos anos temos visto nas redes sociais reações de clientes em alto grau de indignação diante de atitudes contraditórias empresari

Por | 04/04/2012

bfurtado@aliasite.com.br

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Todo dia quando acesso os meios de informação para ver as notícias, me dou conta de que vivemos uma época vertiginosa. Sob todos os aspectos. Quando acho que os crimes do dia anterior cruzaram as fronteiras proibidas e nos levaram à diluição da sociedade, percebo que o novo dia trouxe ainda mais sombras. Em uma época como esta,  as pessoas estão fazendo opções drásticas, de viver com verdade, de viver o hoje, de viver intensamente. Mas quando olho as manifestações de algumas marcas percebo atitudes absolutamente inconsequentes.

A tradução do termo significa: "Coisa  dita ou feita sem reflexão. Contradição." Há muita contradição nas expressões de marcas. Há muita  inverdade. Ou mentira mesmo, para usar o termo correto. Estes dias, em conversa com um cliente sobre diretrizes do SAC, orientei a empresa a dizer a verdade. No caso deste cliente há um problema setorial que leva à uma insatisfação dos consumidores e todos os concorrentes respondem no gerúndio: "vamos encaminhar para o setor sua sugestão". Mas o fato é que o problema em questão não tem solução. Orientei meu cliente a dizer a verdade e explicar o que acontece de fato, qual a causa do problema e que de fato só será resolvido com a entrada de nova tecnologia, mas que, por hora, não tem solução.

É ingenuidade agir com verdade? Ou é uma atitude mais em sintonia contemporânea? Nos últimos anos temos visto  nas redes sociais reações de clientes em alto grau de indignação diante de mentiras, enrolações e atitudes contraditórias empresariais. Dourar a pílula tem sido cada vez mais percebido como um "mal feito". Tem um preço dizer a verdade, mas esta época demanda coerência. Das pessoas físicas e jurídicas. Em uma época vertiginosa, não temos tempo para viver de forma inconsequente.

*Ilustrando este post, a campanha de lançamento do Internet Explorer 9, em que a Microsoft assume que a versão anterior era ruim. O tema "O browser que você amava odiar" mostra um aficionado fazendo terapia para tratar sua compulsão de deletar o IE onde quer que encontrasse, mas agora, diante da versão 9, ele assume que superou o problema: "o browser é bom". Interessante atitude verdadeira. É corajosa. Viver com verdade exige coragem. Veja mais no site da campanha.

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