Storytelling ou Marketing das Mil e Uma Noites | Mundo do Marketing

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Storytelling ou Marketing das Mil e Uma Noites

Muitas vezes as empresas constatam que construíram histórias com seus movimentos, mas não conseguem repetir o caminho percorrido. Simplesmente porque não sabem como contar histórias e construir narrativas

Por | 28/03/2012

bfurtado@aliasite.com.br

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Um dos temas mais recorrentes dos últimos anos em Marketing é o desejo de contar histórias de produtos, marcas e experiências. É uma aspiração de muitas empresas, mas poucas efetivamente conseguem fazê-lo de forma intencional. Normalmente acontece à revelia das ações e estratégias. Muitas vezes as empresas constatam que construíram histórias com seus movimentos, mas não conseguem repetir o caminho percorrido. Simplesmente porque não sabem como contar histórias e construir narrativas. O fato paradoxal é que, se por um lado  a disciplina de Storytelling não é do contexto de Marketing (uma disciplina ministrada nos cursos de formação por exemplo), por outro, esta é uma forma contemporânea de traduzir Marketing: a disciplina de contar histórias de marcas envolventes e sedutoras.

Marcas que pretendem contar histórias precisam inspirar-se nas estruturas de narrativa ou roteiros, que incluem:

- Enredo - a trama, o roteiro, as ações geradas por uma marca ou sob o prisma de Marketing: a arte de vender significados..

- Personagens - qualquer ser que dê luz e contexto à trama ou a arte de criar identificação com pessoas..

- Cenário - o local em que se desenrola a trama ou a arte de criar um contexto multifacetado para o produto..

- Emoções - literalmente, a palavra significa movimento para fora ou a arte de envolver pessoas...

- Mistérios - eventos que apenas os iniciados podem conhecer ou a arte de intrigar...

- Detalhes - São particularidades ou a arte de criar sutilezas inspiradoras.

Caso o leitor não tenha percebido, tirei férias do blog nos últimos meses. Fui criar histórias de marca para alguns clientes e descobri mais um requisito necessário para construí-las. É necessário mergulhar intensamente, com paixão, com entrega racional e emocional na história em questão, senão ela nunca será de fato uma grande história a ser contada.

 

* Na imagem deste post, a cadeira Banquete dos Irmãos Campana, um produto que desde o primeiro olhar conta histórias e desafia nossa imaginação.

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