Coletivos em rebelião | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Coletivos em rebelião

Redes Sociais; Branding

Por | 25/05/2011

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Alguns eventos recentes sinalizam um Brasil diferente. Arezzo e a retirada das lojas da coleção com peles de animais após forte reação nas redes sociais. O "mamaço" no Itaú Cultural - protesto em reação a uma mãe ter sido repreendida e impedida de amamentar seu filho em suas instalações. O protesto consistiu da reunião de mães amamentando seus filhos, acolhidas pelo Itaú que assumiu ter sido um equívoco a situação original.

O Brasileiro cordial anda ainda mais cordial. Não é uma ironia. Estamos muito e cada vez mais emocionais, reagindo às situações de uma forma como "nunca antes da história deste país". Escrevi um artigo para o Data & Varejo sobre o consumidor brasileiro, em que resgatei que no livro Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda dedicou o capítulo "O Homem Cordial" a esmiuçar a alma do brasileiro. O texto é claro mas pouco compreendido por muitos leitores, que deram ao título um sentido mais profundo. Mais do que bom, o brasileiro cordial é na verdade movido pela emoção, sentido presente no significado latino de cordial: cordis, ou coração. Estamos mais emocionais, mais presentes, mais indignados e menos pacientes.

Embora não seja da natureza do brasileiro, como coletivo, já reagimos a várias situações: políticas, sociais, econômicas, mas agora inauguramos reações às empresas. Estas situações têm começado nas redes sociais e impactam fortemente e diretamente a área de Marketing. A rebelião começa na rede, mas a causa acontece nas instalações das marcas: na atitude equivocada de equipes, no desenvolvimento de produtos em descompasso com valores contemporâneos, no pós vendas despreparado, nas promessas não cumpridas, nos SAC's automatizados e no desencanto com produtos e marcas. O tom subiu e é bom organizar a casa porque ainda este ano veremos mais empresas expostas em rede.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss