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Nostalgia, uma tendência recorrente

As tendências em comportamento e consumo surgem e se alternam em velocidade da luz. Muitas despontam e retornam algum tempo depois com outras nuances e inspirações

Por | 10/08/2009

bfurtado@aliasite.com.br

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As tendências em comportamento e consumo surgem e se alternam em velocidade da luz. Muitas despontam e retornam algum tempo depois com outras nuances e inspirações, mas uma delas sempre retorna por demanda popular com motivações idênticas: a nostalgia.

Deste mal sofrem todos os expostos à passagem do tempo, julgando o passado por ângulos emocionais e benevolentes. O resultado é a busca por programas, personagens, cenas, objetos de decoração, carros, alimentos, roupas e produtos que marcaram épocas e memórias.

Afinal, há sempre grupos dispostos a rememorar períodos marcantes de suas vidas: a infância, a adolescência, o período da faculdade e, com isso, algumas iniciativas são invariavelmente um sucesso. Como as festas ambientadas nos anos 50, 60, 70, 80, 90 ou o relançamento de peças datadas do vestuário e supra-sumo dos tempos modernos: os longos e-mails que celebram épocas marcantes e seus costumes (complica um pouco quando você percebe que o target do e-mail não é mais sua época, mas uma ou duas gerações posteriores...).

Um exemplo interessante desta tendência é uma empresa em Portugal chamada A VIDA PORTUGUESA (www.umacasaportuguesa.com) que vende em sua loja de Lisboa produtos que marcaram época em suas embalagens originais. Aliás, a assinatura da marca é DESDE SEMPRE. São cosméticos, produtos de higiene, alimentos e objetos pessoais, alguns ainda à venda, outros impossíveis de achar.

Se o passado e seus ícones são uma busca das pessoas para atenuar o presente, para continuar nosso caminho precisamos fazer arqueologia em vida, do nosso tempo.

*Beth Furtado é autora dos livros "Singularidades no Varejo", "Horizontes de Consumo" e "Desejos Contemporâneos" e é sócia-diretora da ALIA, empresa que articula e decodifica conhecimentos, conteúdos e pesquisas e os materializa sob a forma de pensamento estratégico, novos negócios, estratégias de inovação, novos produtos, alternativas de distribuição, experiências de compras, posicionamento de marca e de comunicação, palestras e workshops. E-mail: bfurtado@aliasite.com.br Siga no Twitter http://twitter.com/bethfurtado e no Blog do Mundo do Marketing.

Por: Beth Furtado




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