Hiperindividualismo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Hiperindividualismo

Tendências de morar sozinho expõe oportunidade que não está sendo preenchida pelo Marketing.

Por | 09/07/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Por Beth Furtado*

Esta é uma tendência solitária, mas expressiva. Segundo o IBGE, 6 milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil, ou 11% dos 54,6 milhões de domicílios brasileiro e este número deverá dobrar até 2012. Mas a primeira coisa que temos que notar é que não se trata de um grande grupo homogêneo. Ao contrário, temos perfis muitos diferentes, por exemplo, os jovens que saem de casa para estudar em outra cidade, os separados, a terceira idade e em comum as mulheres são maioria.

Há outros aspectos interessantes sobre as pessoas que moram sozinhas: são mais da Classe AB, estão mais concentrados nos grandes centros urbanos e São Paulo é a cidade que mais abriga pessoas que moram sozinhas. Face ao perfil, são consumidores exigentes e, sob muitos aspectos, ainda estão sem a devida atenção do ponto de vista de marketing e comunicação.

Há ainda muitas oportunidades para melhor suprir as necessidades destes grupos, como alimentos em porções menores a preços atrativos e, mais do que isso, as pessoas que moram sozinhas se alimentam de forma irregular por falta de soluções. Por este motivo uma grande oportunidade são serviços que facilitem a vida, ou mesmo horários alternativos de serviços para quem precisa de algum reparo residencial e não tem ninguém em casa durante o horário comercial.

De fato, as pessoas que moram sozinhas sentem-se sós quando percebem que não dão conta do recado e não existem serviços para atenuar a falta de tempo. Com isso, chegar em casa e encontrar apenas um queijo mofado na geladeira é a gota d´água para a sensação de solidão. No marketing e na comunicação, raras são as empresas que estabelecem diálogo com quem mora sozinho. E aí a sensação de não existir é pior que a solidão.

*Beth Furtado é autora dos livros "Singularidades no Varejo", "Horizontes de Consumo" e "Desejos Contemporâneos" e é sócia-diretora da ALIA, empresa que articula e decodifica conhecimentos, conteúdos e pesquisas e os materializa sob a forma de pensamento estratégico, novos negócios, estratégias de inovação, novos produtos, alternativas de distribuição, experiências de compras, posicionamento de marca e de comunicação, palestras e workshops. E-mail: bfurtado@aliasite.com.br Siga no Twitter http://twitter.com/bethfurtado e no Blog do Mundo do Marketing.

Obs: O artigo inspirou-se na matéria de Kátia Simões da Revista Pequenas Empresas & Grande Negócios sobre Pessoas que Moram Sozinhas.

Por: Beth Furtado




Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss