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Brindes como estratégia para os momentos de crise

Verbas menores também podem ser muito eficazes quando planejadas adequadamente. Nesse aspecto, os brindes desempenham papel muito importante e de grande relevância

Por | 24/09/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Numa época em que as empresas estão revendo seus investimentos e encolhendo seus budgets é muito importante ter ferramentas alternativas para as ações de comunicação ou de sensibilização dos clientes. Verbas menores também podem ser muito eficazes quando planejadas adequadamente. Nesse aspecto, os brindes desempenham papel muito importante e de grande relevância.

Com o recuo no cenário econômico, muitas empresas estão preocupadas em propiciar ao consumidor uma experiência que seja compatível com os conceitos que a marca deseja comunicar. Assim, os brindes personalizados que oferecem algum tipo de interatividade e reforça os pontos positivos da marca são sempre muito apreciados.

O primeiro aspecto a considerar é que o brinde não é apenas um produto. Trata-se de um elo emocional entre a marca e seu público-alvo. Além disso, possui um resíduo de longo prazo, muito maior que ações pontuais de divulgação.

Eu sei o que você está pensando. Que o brinde nunca vai substituir a ação de mídia e eu concordo com você. Entretanto, se você tiver reunido grupos de clientes que possam ser impactados com brindes, o recall da marca será muito maior e prevalecerá por um período mais longo. Existem vários estudos e pesquisas realizadas, principalmente nos Estados Unidos, comprovando essa tese, muitos deles disponíveis na Associação Internacional de Produtos Promocionais  (PPAI, sigla em inglês).

Recentemente foi divulgada no Brasil a pesquisa "A Magia do Brinde", feita pela Agência 96, em parceria com a empresa PiniOn. O levantamento mostrou que um brinde bem planejado gera experimentação, recompra, freqüência, preferência e lembrança para as marcas, além de proporcionar grande felicidade para o consumidor.

Entre as constatações gerais desta pesquisa, destaco algumas delas:

- 57% dos entrevistados trocariam de marca na hora da compra se o concorrente oferecesse um brinde atrativo;

- 76% comprariam novamente um produto, após ganhar um brinde relevante da marca, se a experiência com o produto foi boa;

- 45% tornam-se fiéis a uma marca que oferece brindes relevantes

- 56% disseram que se o brinde for colecionável e legal, comprariam o produto para garantir a coleção

Se você conseguir associar o brinde à ação promocional ou a um evento, o residual será ainda maior, pois as experiências positivas vividas são materializadas no brinde e serão lembradas toda vez que ele for usado, potencializando resultados e fortalecendo a marca.

Assim, se você não tem mais uma verba de comunicação de alto impacto, utilize pelo menos ferramentas que possam sensibilizar emocionalmente seu cliente.

 

 

Por: Auli De Vitto

CEO da Forma Editora, empresa com 30 anos de mercado, responsável pelos guias e sites Free Shop e pelo Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da América Latina


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