Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice?? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice??

Em termos de Branding e de Naming foi uma boa decisão? Só o tempo dirá, mas vale destacar que o nome tem singularidade, tem distinção. Singularidade é algo que fundamental em Branding.

Por | 13/08/2012

augusto@bbnbrasil.com.br

Compartilhe

Não, não é brincadeira não. O nome da nova rede de lojas de "O Boticário" é esse mesmo: Quem disse, Berenice? Porque escolheram esse nome? Aguarde, a rede terá o maior prazer em explicar isso, para a imprensa, para as pessoas nas redes sociais... Para mim, faz lembrar João Gilberto cantando : "Doralice, eu bem que te disse..."

Mas o "Quem disse, Berenice" é o nome da nova rede de lojas de maquiagem do Boticário. Portanto, o público-alvo é a mulher. As Berenices provavelmente se sentirão homenageadas.

Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice??

Parece ser uma boa estratégia de naming, pois vai gerar conversa, vai gerar buxixo entre as mulheres. E mais: não dá para negar que é um nome facilmente memorizável. Certamente exigiu coragem executiva para decidir por tal nome. E o Boticário, como sempre, tomou a decisão de adotá-lo. Parabéns ao Grupo Boticario.

E qual será o site da Quem disse, Berenice? www.quemdisseberenice.com.br -  
No site não tem o ponto de interrogação, mas quem liga? Na verdade isso pouco importa, pois o importante mesmo é o buxixo - como já disse - e o "Quem disse, Berenice?" chega com uma página no Facebook e uma enorme disposição para comunicação via redes sociais.

Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice??

Em termos de Branding e de Naming foi uma boa decisão?  Só o tempo dirá, mas vale destacar que o nome tem singularidade, tem distinção. Singularidade é algo que fundamental em Branding. É algo que faz o consumidor perceber rapidamente o diferencial dos outros nomes e propostas.

Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice??

Mas as singularidades não terminam aí: quanto mais singularidades melhor, mais a marca se diferencia das ofertas ou propostas dos concorrentes.  E precisamos ter sempre claro que a marca é construída por alguns elementos que funcionam juntos: produtos e serviços (ou experiência), comunicação ou propaganda e comportamento das pessoas que são os embaixadores da marca, no ponto de venda, no telefone, nas redes sociais e por aí afora.

Branding e Naming: está nascendo ?Quem disse, Berenice??

Vale, por fim, comentar que o "Quem disse, Berenice?" é bem humorado, é leve, é coloquial e simpático. Tirando o fato de que só vamos saber o que pensam as várias  Berenices de todo o Brasil depois de um certo tempo.

Mas, enfim, o papel dos Executivos é mesmo esse: decidir sem ter todas as variáves nas mãos. Decidir sem ter certeza alguma, num mundo e numa época de incertezas.
Aqueles que esperam pela certeza nunca erram, nunca acertam e nunca decidem.

Seja bem vinda "Quem disse, Berenice". Acredito que a consumidora vai comentar com as amigas: Vamos lá na "QUEM DISSE" ver as novidades? Só espero que não vire QDB, como aconteceu com a Federal Express que virou FEDEX...

Por: Augusto Nascimento

Consultor de Branding e Marketing da Innovax-BBI Consultoria, do Grupo BBI


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss