10 razões para começar a usar o Google Data Studio hoje | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

10 razões para começar a usar o Google Data Studio hoje

Eficiência da ferramenta permite evitar desperdício de tempo, uma vez que muitas horas do dia são passadas entrando em ferramentas e geração de relatórios

Por | 13/02/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Profissionais de marketing são bombardeados com grandes quantidades de dados todos os dias. Muitas horas do dia são desperdiçadas entrando em ferramentas e fazendo a conciliação de dados para gerar relatórios e tentar otimizar o processo de trabalho. Ao final, percebe-se que gastou muito tempo na produção de relatórios ao invés de aproveitá-lo para analisar e ter insights acionáveis. É exatamente nesta lacuna que entra a eficiência da ferramenta do Google Data Studio.

Mas o que é o Google Data Studio?

Trata-se de uma ferramenta de visualização de dados (dataviz) que permite transformar linhas de dados em relatórios bonitos e de fácil assimilação, centralizando, em um único lugar, dados de diversas plataformas, possibilitando condensar as informações que precisa em um mesmo lugar.

Pensando nisso, veja algumas razões para começar a usar o Google Data Studio:

1˚ - Gratuito - O mais simples e também o mais forte motivo para você começar a usar o Google Data Studio é que ele é gratuito. Dê uma chance à ferramenta, que ela certamente irá te conquistar pela facilidade e simplicidade.

2˚ - Simples - É necessário apenas ter acesso a uma conta Google para entrar e fazer seus experimentos. Não está a fim ou está sem tempo de desenvolver seus próprios modelos? Busque algum layout disponibilizado pela comunidade desenvolvedora e comece a usar. Aí basta adequar sua fonte de dados.

3˚ - Fácil de usar - A partir da definição ou desenvolvimento do modelo, é possível mexer nos seletores de dados e datas. A ferramenta fica acessível por permissão ou link e não precisa instalar nada em nenhum computador, apenas ter acesso ao dashboard desenhado. Fácil usar e de compartilhar.

4˚- Pare de gastar tempo procurando o dado - O usuário pode condensar dados de diversas fontes em um único dashboard e economizar muito tempo entre a abertura de ferramentas, a localização de dados e a produção de relatórios.

5˚ - De Google para Google - É muito tranquilo puxar e sincronizar dados de produtos do próprio Google, como: Google Analytics, Google Ads (Adwords), Google Search Console, Google Sheets etc.

6˚ - Seja mais eficiente - Precisa ver dados de marketing, recursos humanos, finanças ou qualquer outra área? Simplifique o processo, concentre tudo dentro de um dashboard e pare de gastar tempo e dinheiro por não ter a informação na hora deseja.

7˚ - Integrações, o céu é o limite - Não encontrou a sua fonte de dados entre as disponibilizadas pela ferramenta? Não tem problema. Sua equipe de TI pode desenvolver uma integração. Com isso, não há mais desculpas para gastar tempo mexendo em arquivos e consolidando dados. E no caso de não contar com uma equipe de TI, é possível contatar um parceiro Google ou comprar uma conexão pré-pronta, se já tiver sido desenvolvida.

8˚ - Google Data Studio não é mais Beta - Em 2018, o Google anunciou que estava retirando o Data Studio de sua lista de produtos Beta para colocar para uso e evolução definitivos, ou seja, a empresa continuará investido na evolução do dashboard e a tendência é que fique ainda melhor e mais completo.

9˚ - Você pode usar um template pré-pronto (modelo) - Sim, você pode optar por usar um template e diminuir ainda mais o tempo necessário para desenvolvimento. Para isso, basta conectar suas fontes de dados e fazer personalizações, se necessário.

10˚ - É possível personalizar os modelos de gráficos - Óbvio que neste caso será necessário conhecimento técnico para entender a viabilidade e realizar a programação. Mas já pensou ter algo totalmente personalizado para a sua necessidade?

Por: Ariane Maia

Diretora executiva da A² BI


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss