Quanto vale a marca CR7? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Quanto vale a marca CR7?

Cristiano Ronaldo tem o toque de Midas. É capaz do milagre da multiplicação e para provar isso mesmo basta ver mais alguns números

Por | 29/07/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Por António Nunes da Silva*

A maior transferência no mundo da bola colocou Cristiano Ronaldo na equipe de futebol do colossal Real Madrid. Cristiano Ronaldo é muito mais do que o nome do craque que a Ilha da Madeira viu nascer há 24 anos. É o nome de um grande negócio e uma marca registrada - CR7 -, que movimenta e gera cada vez mais milhões de euros.

Em 1995, um miúdo de dez anos "transferia-se" do Andorinha FC para o Nacional da Madeira, sem direito a notícias nos jornais e a troco de um saco de bolas e alguns equipamentos para a equipa de infantis. Apenas 13 anos depois, o time inglês Manchester United não resiste à tentação de aceitar uma oferta de 94 milhões de euros para transferir, para o Real Madrid, o tal miúdo que, entretanto, se transformou numa das maiores estrelas do futebol mundial.

Em 2002, as múltiplas qualidades de CR levaram Alex Ferguson, manager do UM, a gastar então 17,5 milhões de euros na contratação do miúdo ainda franzino. Cristiano Ronaldo não decepcionou, adicionou qualidades, crescendo como futebolista e com maior capacidade física, num clube onde envergou a mítica camisa 7, outrora de George Best, Eric Cantona e David Beckham.

O relvado é o palco de eleição de Ronaldo, mas, fora dele, a marca CR7 reluz tanto como os brincos de brilhantes que o internacional português costuma utilizar. Ganha e vale cada vez mais dinheiro e, segundo a agência publicitária BBDO, já está ao nível de nomes como o golfista Tiger Woods, o tenista Roger Federer ou a antiga star do basquetebol Michael Jordan.

CR7 tem o toque de Midas. Não admira. É capaz do milagre da multiplicação e para provar isso mesmo basta ver mais alguns números. O primeiro contrato de patrocínio que assinou com o BES (Banco Espírito Santo) valeu-lhe 250 mil euros e, no início deste ano, renovou, por mais dois anos, com a entidade bancária, que assegurou o exclusivo da imagem do jogador no universo das marcas portuguesas por quatro milhões de euros.

Além do BES, Ronaldo é patrocinado pela Nike e pela Soccerade, com quem tem contratos milionários e que rivalizam com o ordenado de príncipe que já tinha em Manchester. No United recebia cerca de 150 mil euros por semana, mas não estava satisfeito e vai passar a receber mais de 210 mil. O Real Madrid abriu a bolsa, o sonho tornou-se realidade!

No reino plutocrático da bola, que não conhece a crise, estes investimentos colossais fazem temer pela inflação do mercado. De Barcelona surgem as primeiras críticas. Joan Laporta, presidente do Barça, inquieta-se e acusa o rival de "desregular o mercado". Agora resta-nos pegar nos dados, baralhar e calcular: quanto vale agora a marca CR7?

* António Nunes da Silva é Doutorando em Management pela Universidade de Évora, Portugal.

Por: António Nunes da Silva




Comentários

Artigos do autor:

Quanto vale a marca CR7?



Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss