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O papel da tecnologia na relação entre varejo e consumidor

Se antes o tempo do cliente já era escasso, hoje ele tem que ser administrado com uma avalanche de informações de todos os tipos, em vários canais de comunicação

Por | 04/10/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Se antes o tempo do cliente já era escasso, hoje ele tem que ser administrado com uma avalanche de informações de todos os tipos, em vários canais de comunicação. Diante desse universo de possibilidades, é fundamental entender o consumidor individualmente, já que ele está cada vez mais exigente e informado. 

Em qualquer segmento, mas especialmente no varejo, as pessoas precisam ser estimuladas para se engajarem em promoções e serem conquistadas, desde a primeira compra. O consumidor valoriza as marcas que oferecem algo a mais, que ultrapassam a simples e formal relação de compra de bens e serviços. 

A gestão de relacionamento é essencial, porém não é algo novo. Já é aplicada há muito tempo, desde a época em que o dono daquela pequena mercearia do bairro conhecia bem todos, anotando em um pequeno caderno os gastos e outras informações de preferência. Mas hoje há métricas e o CRM (Customer Relationship Management), uma das melhores estratégias que coloca o cliente como foco dos processos de negócio.

Com o avanço da tecnologia, aprimorar essa relação ficou mais fácil, principalmente quando se pensa em promoções no varejo. Empresas que fazem campanhas de forma ultrapassada tecnologicamente, onde os cupons ainda são preenchidos manualmente, estão literalmente jogando dados valiosos no lixo e eliminando as chances de criar um relacionamento duradouro com os consumidores, impactando-os positivamente e fidelizando-os.

É uma tendência o movimento na adoção de ferramentas inovadoras. A tarefa pode ser muito mais simples do que se pensa, quando se conhece os recursos e aprende-se a usá-los de forma correta. Com planejamento, é possível transformar o negócio.

Customização

Aplicativos e outras ferramentas de interatividade e autoatendimento são caminhos sem volta. Os benefícios são claros para os varejistas que podem, através dessa tecnologia, utilizar uma base de informações coletadas a partir do perfil de compras de cada pessoa.

É um primeiro passo para sugerir customizações e produtos que se encaixem, perfeitamente, no perfil de cada um.  É fundamental reconhecer e recompensar os mais valiosos, estabelecendo critérios para garantir os melhores serviços e outros gerenciamentos de possibilidades e diferenciais de plataformas que existem no mercado e auxiliam na tomada de decisões.

O acesso à diversidade de informações - via um banco de dados criado graças a um recurso tecnológico - pode ser insumo precioso na construção das mais surpreendentes e integradas ações de marketing. A análise correta destes documentos pode gerar ideias para promoções, campanhas de fidelidade e até mesmo antecipar cenários e comportamentos.

É crucial proporcionar uma experiência inovadora e personalizada, pois o cliente é facilmente fisgado pela concorrência. Todo varejista, independentemente do seu tamanho, pode explorar a tecnologia como uma estratégia para conhecer melhor seu consumidor e fazer mais por ele e pelo seu negócio.

Por: Antonio Carlos Braga Jr.

CEO da CRMALL


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