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Conheça o caminho do consumidor até você

A questão diferencial é: você sabe o caminho que ele fez para chegar até você? Conheça 5 passos fundamentais caso você queira sair na frente da sua concorrência

Por | 08/12/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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É muito comum você se preocupar em disponibilizar o melhor para seu cliente quando ele está a sua procura. A questão diferencial é: você sabe o caminho que ele fez para chegar até você? Conhecer esses 5 passos é fundamental caso você queira sair na frente da sua concorrência. Por vezes, você pode atuar na mente do seu consumidor bem antes do momento da compra de fato. É isso que vai te adiantar em referência ao mercado e você vai sair na frente!

Está achando que o processo de compra termina no momento do pagamento? Nada disso. Vamos conhecer de pertinho cada passo do caminho!

1- Reconhecimento do problema

É o primeiro momento, aquele em que o consumidor percebe "está me faltando tal produto" ou "estou precisando de tal serviço". Aí, ele tem um problema a ser resolvido ou uma necessidade a ser satisfeita. Ele precisa comprar algo para sair do estado de privação e voltar para uma zona inicial de conforto.

2- Busca de informações

Depois de reconhecido o problema, inicia-se a busca para satisfazê-lo. Neste momento o consumidor vai em busca de referências e das marcas que chegam até ele, é comum que, nessa pesquisa, nem todas as marcas sejam procuradas pelo simples fato de não estarem tão expostas assim para seu público-alvo.

Uma boa e imprescindível solução nesta etapa para você sair na frente de seus concorrentes é se expor. Expor seu serviço ou seu produto para seu cliente potencial.

Em plena era tecnológica, a melhor plataforma para isto é a internet, que é dotada de diversas estratégias: redes sociais, links patrocinados, Facebook Ads e Google Adwords. Para isso, conte com profissionais qualificados que saberão administrar seu negócio para que ele alavanque na mente dos consumidores! Contrate uma agência de marketing digital competente, como a Agência Trii.

3- Avaliação das alternativas

Já em posse das informações obtidas no passo anterior, a avaliação será feita. O cliente deverá escolher uma entre as diferentes alternativas que possui, colocando os pontos fracos e fortes em uma balança para que assim possa chegar a uma conclusão.

4- Decisão de compra

O consumidor finalmente decidiu entre suas opções. Este passo é subdividido em três:

1. A tomada de decisão
2. A formação da intenção de compra
3. A realização da compra (o ato do pagamento em si)

5- Comportamento Pós Compra

É aí que muitas empresas e prestadores de serviço se esquecem de atuar. Esta etapa é de extrema importância para a fidelização do cliente. É dever da marca medir a satisfação de seu cliente. Você realmente entregou o prometido? E, o diferencial é: não se neutralize após um feedback negativo, busque a conversão deste cliente para que ele mude de ideia. Consumidores gostam de se sentir especial e quando satisfeitos fazem marketing gratuito e de alta credibilidade. Diferente do cliente insatisfeito que é capaz de afastar grande número de seus possíveis compradores.

Shopper

Por: Angélica Tinoco

"Publicitária apaixonada pelo que faz e que descobriu no marketing digital todo o encantamento por detrás do árduo caminho para o topo. Amo internet e escrever, acho que estou no lugar certo, não é?!"


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