A importância da orientação dos colaboradores de como proceder nas mídias sociais | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A importância da orientação dos colaboradores de como proceder nas mídias sociais

As empresas devem pensar em criar o seu Tutorial de Mídias Sociais

Por | 17/11/2010

Compartilhe

Por André Telles*

A importância da educação coorporativa dos colaboradores das empresas para o uso das Mídias Sociais com responsabilidade é um tema que merece mais atenção.  As empresas devem pensar em criar o seu Tutorial de Mídias Sociais, com regras claras de como seus colaboradores devem se comportar em um ambiente em que a privacidade é quase nula. Considero importante treinamentos in-company para empresas de todos os portes, além de diminuir os riscos potenciais, funcionários bem orientados, com uma visão geral das principais mídias sociais e de como agir em cada uma delas podem maximizar a visibilidade da empresa positivamente. 

A linguagem deve ser apropriada e os lançamentos dos produtos e serviços não podem vazar antes de uma autorização clara da empresa. Lembrando que reuniões internas são internas e não podem ser comentadas em ambientes sociais, muito menos na Internet. Estratégias pensadas por muito tempo podem ser perdidas em segundos com um comentário fora de hora em uma mídia social.

Conversei com a amiga Juliana Lima, coordenadora de comunicação da empresa nacional de geolocalização Apontador, considerada uma das 250 empresas de tecnologia mais importantes do mundo. A empresa criou seu próprio tutorial em que a finalidade é orientar a todos de como postar comentários que falem sobre a empresa em ambientes de mídias sociais. "Não queremos inibir nenhum funcionário a espontaneidade de postar em seus perfis pessoais novidades sobre a empresa, são apenas orientações para evitarmos complicações posteriores. Transparência é um valor importante para a gente e precisamos manter um ambiente de abertura segura e saudável entre nós, sem a preocupação de que o que for compartilhado aqui seja redistribuído para fora", orienta.

A língua portuguesa também deve ser respeitada nas mídias sociais quando os colaboradores falam sobre uma empresa em alguma mídia social. Erros de ortografia e gramática podem prejudicar a imagem da marca. Verificar se o link que está sendo postado está direcionando para a página correta também é uma dica importante. Comentários positivos ou negativos encontrados sobre a empresa em mídias sociais, como o Facebook, YouTube, Orkut, Twitter, LinkedIn, entre outros, devem ser encaminhados aos departamentos competentes, como o de RH e/ou comunicação da empresa.

Com essas informações preciosas nas mãos o departamento competente saberá como agir. Caso um consumidor queira saber alguma informação questionando diretamente ao colaborador nas mídias sociais, ele deve perguntar ao departamento competente como responder e se deve responder a determinadas perguntas. Criar Redes com o nome da empresa também é um comportamento totalmente inadequado. Estas Redes devem ser criadas pelos profissionais competentes em gerenciar o conteúdo da empresa nas mídias sociais.

Recentemente fiz um trabalho de orientação do uso das mídias sociais e visão estratégica para o grupo Ultragaz. As empresas do grupo tem um dos maiores faturamentos do país, as empresas ainda não estão oficialmente nas mídias sociais, porém, queriam ter uma visão estratégica de como proceder com relação ao marketing e uma orientação interna sobre como o RH da empresa podia orientar seus funcionários sobre os perigos e as oportunidades das mídias sociais. Uma análise SWOT da situação faz parte de um planejamento estratégico mais bem elaborado, um plano para mídias sociais não foge a regra e a elaboração de um tutorial e uma conversa podem ajudar os colaboradores sobre como proceder no ambiente da internet social.

* André Telles é publicitário, professor, autor dos livros "Orkut.com", "Geração Digital" e "A revolução das Mídias Sociais" e CEO da agência especializada em marketing digital Mentes Digitais.

Por: André Telles

Sócio ? Diretor Executivo da 4 one Agência de Inovação e Negócios


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss