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4 principais vantagens do Digital sobre o marketing tradicional

Tudo passa pelo digital. E a estratégia de marketing da sua empresa também precisa passar. Não apenas para estar onde o consumidor está, mas para atendê-lo melhor

Por | 24/04/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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A internet nunca esteve tão presente na vida das pessoas — desde os primeiros minutos da manhã, checando a previsão do tempo, ao aplicativo que mostra o caminho menos congestionado na volta para casa. Os consumidores que antes estavam em frente à TV, agora têm o streaming. Aqueles que liam jornais, agora acessam dezenas de sites em poucos minutos.

Tudo passa pelo digital. E a estratégia de marketing da sua empresa também precisa passar. Não apenas para estar onde o consumidor está, mas para atendê-lo de uma maneira melhor. Na web, mais do que fazer bons anúncios, os consumidores esperam praticidade, conveniência e valor. E é aqui que entra o Marketing Digital.

Mas qual a diferença entre o marketing tradicional e o digital? Podemos dizer que a principal inovação é a escolha. Na web, seu consumidor não é mais aquele telespectador limitado a alguns canais e preso à programação. Ele pode ir onde quiser, assistir ao que quiser. Isso significa uma experiência muito melhor para ele e um desafio novo — e compensador — para as empresas.

Se o consumidor pode escolher entre você e seu concorrente com um clique, é preciso saber atraí-lo. E é exatamente nisso que o Marketing Digital foca. Esqueça os anúncios de massa, que interrompem a programação e são exibidos para um público indefinido: anúncios de marketing tradicional. Agora, o marketing é personalizado, mensurável, conveniente, digital. E só tem vantagens! Confira os principais benefícios:

1. Melhor mensuração de resultados
Na web, praticamente todos os passos do seu consumidor podem ser rastreados e registrados. Desde o Google Analytics, uma ferramenta de dados sobre seu site, até as ferramentas de mensuração das próprias redes sociais, como Facebook Insights, e gerenciadores pagos, você terá uma infinidade de opções para analisar, interpretar e usar os dados sobre o comportamento e perfil dos seus consumidores a seu favor.

É um nível de mensuração que não é possível na maioria das ferramentas do marketing tradicional. Quem pegou seu folheto nas ruas? Quem ouviu seu anúncio no rádio? Será que compraram? Quanto gastaram? Todos estes dados estão disponíveis na web, mas não offline. E o que isso significa? Uma base muito melhor para o planejamento de sua estratégia de Marketing Digital e investimentos muito mais direcionados e eficazes. 

2. Custos mais baixos
Esta é uma das principais vantagens do Marketing Digital, especialmente para empresas que possuem menos recursos para investir na promoção da marca. Com uma boa estratégia, é possível aumentar a visibilidade, conquistar mais clientes e manter o relacionamento com eles com valores baixos em relação ao marketing tradicional. 

Vou dar alguns exemplos. Os valores de anúncios para a TV podem chegar à casa dos milhares por apenas alguns segundos de inserção. Veiculados, eles são assistidos por um público bastante amplo, é verdade. O problema é que você, em muitos casos, não sabe quem são, se precisam da sua empresa e se mudaram de canal. Por outro lado, na web, se você começar com um bom planejamento de conteúdo para seu site, blog e redes sociais, já terá acesso a consumidores bem mais qualificados — interessados em sua área, empresa, produtos e serviços — pelo custo de manter uma equipe interna ou terceirizada responsável.

E, se você quiser ir além, também pode. Os anúncios patrocinados online têm excelentes resultados, especialmente por seu poder de segmentação, que explicaremos a seguir. Eles também permitem a flexibilidade de investimentos: você investe quanto puder, por quanto tempo puder, e pode mudar de ideia a qualquer momento sobre prosseguir com a estratégia, pausar ou parar, aumentar ou diminuir valores.

Entre as opções, estão anúncios nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, que são excelentes para aumentar a visibilidade da marca. Ou os anúncios do Google AdWords, que podem chegar a um público amplo por meio da Rede de Display, ou altamente qualificado, por meio da Rede de Pesquisa — aquelas pessoas que já estão procurando por produtos ou serviços como os seus. Tudo isso ajuda a diminuir o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), garantindo que sua empresa seja vista pelas pessoas certas, na hora e local certos.

3. Melhor segmentação
No item anterior, mencionamos a segmentação. Ela é tão importante que faz com que anúncios na web, apenas de não terem o mesmo alcance de anúncios na TV, por exemplo, tenham potencial para gerar muito mais resultado. Segmentar é anunciar ou se relacionar com as pessoas certas. Você não estará mais em meio a esta multidão de empresas gritando as vantagens dos seus produtos e serviços para consumidores que você nem sabe se mudaram de canal. Na web, você será encontrado exatamente por aqueles que se interessam pela sua área de atuação, pelos produtos e serviços que você oferece. 

E isso já é possível, por exemplo, a partir do conteúdo. Imagine uma loja de roupas que passa a dar dicas sobre moda em seu blog. Mulheres e homens interessados em se vestir bem encontram suas postagens, gostam e começam a segui-las. Eles espiam seus produtos e outras postagens sobre moda. Quando pensarem em montar um look para a festa do final de semana, sua empresa estará lá, presente.

Com os anúncios, esse alcance pode ir ainda mais longe. Você escolhe pessoas interessadas em moda no Facebook ou que já estejam procurando por roupas no Google. Pronto! Sua marca estará lá, com um alcance ainda maior do que o orgânico (não pago). A segmentação permite que você foque sua estratégia em pessoas mais próximas da decisão de compra. Pessoas como as do exemplo acima, que já têm um interesse, ou pessoas que precisam resolver problemas pontuais.

4. Mais agilidade
Tudo o que você precisa é de uma equipe especializada, que pode ser interna ou terceirizada — para muitas empresas, contratar uma agência digital representa um custo-benefício muito melhor. Sua equipe de Marketing Digital vai guiar e implementar a construção de seu site de acordo com as melhores práticas de usabilidade e Search Engine Optimization (SEO), técnicas de programação e conteúdo para que ele fique bem posicionado nos resultados de buscadores. Vai planejar seu conteúdo e a gestão dos canais digitais, sua presença nas mídias sociais, seus anúncios online, monitoramento e relatórios de desempenho, entre outras ações. 

São processos mais rápidos e fáceis de colocar em prática do que uma propaganda na TV, por exemplo, que deve passar por todo processo de criação e produção. E se ela não trouxer os resultados esperados? No Marketing Digital, voltar atrás custa menos, mudar de estratégia também. Anúncios podem ser cancelados e reativados a qualquer momento. Você pode mudar a segmentação e outras configurações. Algumas campanhas ficam prontas em algumas horas, a partir do planejamento. As ferramentas do Marketing Digital permitem mudanças ágeis. Isso proporciona investimentos mais flexíveis e prejuízos menores em caso de ações com resultados insatisfatórios.

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Por: André Siqueira

Diretor de Marketing da Resultados Digitais


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