A internet, o pequeno/médio empresário e suas dúvidas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A internet, o pequeno/médio empresário e suas dúvidas

Antes de investir em qualquer mídia, observe o comportamento do mercado e direcione suas ações e investimentos para acertar seu público-alvo em cheio. A internet é um ótimo local

Por | 03/03/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Isto é fato: estar na internet hoje em dia é mais que um dever. É uma obrigação de qualquer empresa, independente de sua estrutura física. E é aqui, logo no início deste texto que faço a primeira pergunta: o que é estar na internet?

Podemos mostrar diversas formas de "marcar presença na internet". É possível citar dicas de ferramentas on-line, plug-ins para postagens, recursos avançados para extrair os melhores relatórios, canais sociais, forma de escrever textos e por aí vai. Porém, o intuito não é dificultar a vida dos pequenos e médios empresários com mais informações jogadas, que até o momento podem ser totalmente desnecessárias. A ideia central deste texto é dar um direcionamento correto e eficaz.

Iniciando pelos consumidores e sua nova forma de consumir e pesquisar produtos que tanto desejam ou necessitam comprar: você já parou para pensar como isso acontece? Já observou como as pessoas ao seu redor buscam as informações atualmente? Claro, através da internet!

Então, vamos refletir: se um consumidor está buscando um relógio para comprar, mas ainda não decidiu pela marca, cor ou tamanho, quais são as ações? Primeiro, digitar no Google "Relógio de Pulso Masculino Preto". Uma série de resultados apareceram, certo? Assim, em menos de um minuto, o cliente decide em qual link clicar, se não clicar em pelo menos cinco ou seis sites para pesquisa. Enfim, aqui é iniciado o processo pela busca da informação/produto/serviço. Claro que ele pode buscar por um produto, após ver uma publicidade em outras mídias (televisão, jornal, outdoor). Mesmo quando isso acontece, o início da busca é igual: digitar no Google o nome do produto que tem interesse.

Este é o primeiro ponto a ser observado: a forma de buscar. Percebe-se como isso é feito automaticamente, por todas as novas gerações, inclusive gerações mais antigas. Caso um cliente pesquise um determinado produto ou serviço e você, empresário, não tem um site, o que acontece? Nada, pois ele nunca irá lhe encontrar. Isso mesmo, nada acontece. Se nada acontece, inclusive suas vendas, o futuro não fica nada promissor.

Então, a primeira coisa a fazer é um site? Sim e não. Pois nada vale o investimento caso seu site não funcione em smartphones. Lembre-se, as buscas acontecem a todo instante - em casa, no carro, no trabalho, no aeroporto, no shopping e por aí vai. Do que adianta o cliente buscar, encontrar você e não conseguir consumir nenhuma informação, pois seu site nunca foi pensado para funcionar em smartphone? Uma questão a se pensar!

Perceba que uma tendência desencadeia novas ações. É por isso que é "tão difícil estar na internet". O pequeno e médio empresário normalmente não dispõe de altos investimentos para realizar todos os tipos de ações, por isso, é de extrema importância estar pelo menos ligado em novidades e tendências ou então conhecer alguém que saiba isso. Caso contrário, seu investimento será feito em uma, digamos assim, `velha tecnologia´, e o que foi "baratinho e rapidinho" fica caro e trabalhoso.

O mais importante é: não se culpe. As mudanças são rápidas, tendenciosas e grandes na internet. Gerir uma empresa, controlar o RH e negociar com fornecedores não é tarefa fácil, sobra pouco ou quase nada de tempo para pensar em estratégias de marketing e ações publicitárias. Por isso, antes de sair investindo em qualquer mídia, observe o comportamento do mercado e direcione suas ações e investimentos para acertar seu público-alvo em cheio. A internet é um ótimo local para isso.

 

Por: André Quites

Publicitário e sócio diretor da 5Quatro


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss