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Como criar a sua marca pessoal: Instruções passo a passo

Mark Zuckerberg, Elon Musk, - você conhece esses nomes? Não é de se admirar! Essas pessoas não apenas obtiveram sucesso, mas também se tornaram marcas

Por | 06/01/2020

pauta@mundodomarketing.com.br

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Mark Zuckerberg, Elon Musk, Victoria Beckham - você conhece todos esses nomes? Não é de se admirar! Essas pessoas não apenas obtiveram sucesso, mas também se tornaram marcas. Sim, esse conceito não está mais associado somente a bens ou empresas. Hoje, uma marca pessoal é uma oportunidade para se destacar entre os representantes de um nicho, se tornar reconhecível e obter um público fiel.

Essa é uma vantagem competitiva e uma excelente ferramenta de promoção no setor de serviços, usada por fotógrafos, psicólogos, gerentes de RH, profissionais de marketing na Internet, redatores. A lista é infinita porque qualquer pessoa pode criar uma marca pessoal para seus objetivos específicos. Como criar, começar e promover? Oferecemos a você este guia passo a passo onde encontrará as respostas para todas essas perguntas.

Decida em que você é bom

Para entender como criar uma marca pessoal, vamos começar identificando um nicho ou, em outras palavras, a área em que suas qualidades pessoais mais se destacam, vão se desenvolver e começarão a lhe dar dinheiro. A análise SWOT é um método de planejamento estratégico que identifica fatores do ambiente interno e externo de uma pessoa, empresa ou organização. Isso ajudará a descobrir em que você é bom.

Assim, essa análise ajudará a identificar as melhores qualidades e habilidades existentes que distinguirão você das dezenas de pessoas. Além disso, você será capaz de identificar as suas fraquezas que podem ser obstáculos na busca de seu objetivo. Após fazer a análise SWOT, você descobrirá quais oportunidades você tem para alcançar o que deseja e quais obstáculos podem surgir no processo. Após ter avaliado toda a situação, prossiga com o desenvolvimento do conceito de marca pessoal. Sem isso, será difícil avançar e obter um público fiel.

A análise SWOT é um método mais profundo e elaborado para determinar quem você é e o que deseja. No entanto, se for difícil se analisar em detalhes, sente-se, concentre-se e responda às seguintes perguntas:

1. Quem é você, quais habilidades você tem, quais conhecimentos ou habilidades você deseja compartilhar com outras pessoas?

2. Que associações e pensamentos as pessoas devem ter quando ouvirem o seu nome?

3. Qual é o seu público-alvo? O que as pessoas devem saber sobre você e por quê?

4. Quais métodos você pode usar para transmitir informações sobre você para o público?

Não importa qual fórmula é usada para determinar o objetivo de criar uma marca pessoal, o principal é ter uma ideia clara e compreensível de quem você quer ser: pessoa extrovertida, engraçada, gentil, séria, amigável ou formal. Com base nisso, crie uma estratégia: da criação e preenchimento de um perfil até a atração de clientes, consumidores e patrocinadores em potencial usando o conteúdo.

Então, você identificou os seus pontos fortes, entendeu como deve aparecer diante do público, a única coisa que resta é olhar criticamente para si mesmo e responder à pergunta "Eu correspondo à imagem que está sendo criada?". É possível que você precise fazer alterações na aparência e no estilo de vida.

Quem precisa de uma marca pessoal? Quase todos os especialistas e experts: estilistas, cabeleireiros, designers de sobrancelha, construtores, designers de interiores ou designer de roupas; redatores a gerentes, especialistas em SMM, especialistas em SEO e desenvolvedores web; escritores, músicos, artistas, professores de várias disciplinas; chefs de cozinha, carpinteiros, e muito mais. Todo mundo que vende serviços ou mercadorias precisa de uma marca pessoal.

Encontre o seu público-alvo

Mencionamos o conceito de "público-alvo" no primeiro parágrafo. São as pessoas que estarão interessadas em você.

Você pode determinar quem será o seu público-alvo elaborando um perfil de uma pessoa. Descreva a idade, sexo e necessidades das pessoas que poderiam usar seus serviços ou comprar os produtos oferecidos. Essa é uma pequena parte dos parâmetros necessários para a análise. No total, toda a usabilidade pode ser dividida em:

• Quem pagará você;

• O que afeta as pessoas que pagarão a você;

• Quem atua como um defensor de ideias.

Um fator importante ao identificar o seu público-alvo é determinar as necessidades dele. Com base nelas você criará uma USP (uma proposta de venda exclusiva) para fazer com que os consumidores em potencial se interessem.

Você deve começar a desenvolver uma marca com a criação de um site?

Ao descobrir a resposta para a pergunta: "como criar uma marca pessoal", muitas pessoas tendem a começar imediatamente a criar seu próprio site. Essa é uma estratégia fundamentalmente errada, exigindo investimento financeiro, tempo e nervos. Para começar, será suficiente determinar a rede social ideal para você, aprender como se comunicar com o seu público, sentir e identificar "reviravoltas" bem-sucedidas e só então prosseguir para o próximo passo que é a criação de um site. Nesse caso, as chances de sucesso e popularidade são muito maiores.

Pense na parte visual da sua marca: cores, fontes e logo

Pensar em como criar uma história pessoal da marca deve ser um dos seus primeiros passos. Esta parte também se refere à promoção, porque você precisa dizer ao público quem você é, o que está fazendo e por que eles precisam ouvir, ver e postar. Contar histórias de sucesso é um toque especial de todas as pessoas de marcas populares. Faça algo parecido.

Devido ao fato de o mundo moderno estar absorvido pelas redes sociais, o desenvolvimento de uma marca pessoal depende diretamente da percepção visual da sua página. Para atrair pessoas, é necessário:

• Pensar sobre o esquema de cores, por exemplo, todas as postagens devem ter as mesmas cores;

• Publicar apenas fotos de alta qualidade;

• Criar vídeos, fotos e conteúdos de texto exclusivos;

• Tenha um "toque especial", que se tornará seu cartão de visita.

Aqui estão mais detalhes sobre o último. Você pode fazer algo assim, por exemplo, em nomes. O McDonalds é um exemplo vívido: ele adiciona o prefixo "Mc" a quase todos os pratos.

Atenção especial deve ser dada ao logotipo, que é um sinal distinto que só será associado a você. É aplicado em cartões de visita, envelopes, usados em redes sociais, e-mail, etc. Serviços online especiais podem ajudar a criar o logotipo da sua marca pessoal.

Monetize o seu trabalho

Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro devido ao desenvolvimento de uma marca pessoal:

- Vender bens;

- Oferecer serviços pagos: webinars, cursos;

- Recomendar produtos e serviços de outras pessoas.

Você pode usar uma das opções de monetização ou combinar várias, por exemplo, vender cursos e recomendar cursos relacionados ao seu assunto, recebendo um valor por indicação.

Como conclusão, oferecemos um pequeno checklist para criar uma marca pessoal:

1. Determine quem você é, o que deseja e o que pode oferecer (um nicho em que seus conhecimentos e habilidades sejam utilizados ao máximo possível);

2. Trace um perfil do seu público-alvo, identifique a necessidades dele;

3. Crie um design de página exclusivo na rede social que você achar que a sua marca pessoal será mais bem promovida;

4. Crie uma estratégia de promoção, pensando no conteúdo, design, assunto das postagens;

5. Responda a todos os comentários dos usuários, análise, procure surpreender seu público-alvo, responda às suas necessidades;

6. Monetize o seu trabalho;

7. Comece a ganhar com sua marca pessoal.

Criar uma marca pessoal é um processo complicado e longo. No entanto, se você for determinado, persistente e ativo, o resultado chegará em breve: você se tornará reconhecível e obterá a renda desejada. Lembre-se, você precisa desenvolver constantemente sua marca pessoal, habilidades e sempre aprender coisas novas. Seja bem sucedido!

Por: Anatolii Riabyi

Profissional de marketing na Logaster. Ele se interessa por tecnologias relacionadas à educação. Além disso, ele está sempre pronto para uma nova viagem


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