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Amor, a nova onda do Marketing. Black “lovely” Friday

Diante desse potencial avassalador de amor e vendas para sua marca, o que você fará para atingir e superar as expectativas de negócios se relacionando melhor com seus clientes?

Por | 14/11/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Prefiro sempre olhar cada ação comercial de uma perspectiva mais ampla e holística, para mim vendas não são simplesmente vendas. No varejo tudo está ligado a relacionamento, e relações, como muitos sabem, são coisas complexas. Relações no mundo conectado são ainda mais complexas pela forma dinâmica como se manifestam, e pensar grande e pensar rápido devem ser sincrônicos, quase uma coisa só para quem quer cuidar bem de suas relações.

Ações de forte impacto comercial como a Black Friday, por exemplo, certamente ajudam a movimentar estoques, recuperar vendas de final de ano e atrair mais e novos consumidores para sua loja, mas não são benéficas exclusivamente para o incremento de vendas. Tão pouco preços agressivos e uma campanha de comunicação matadora são suficientes para garantir mais do que compras únicas, quero dizer, você espera sempre vender mais e mais, fidelizando clientes, esperando que amem seus produtos, amem sua loja e que se lembrem de você entusiasmados.

Tenha em mente, portanto, que eventos como a Black Friday abrem janelas de oportunidade de relacionamento com o cliente e isso é resultado proporcional à percepção de sua marca. Não há como não levar isto em consideração.

Sim, é uma realidade. Para 57% dos brasileiros, entre os 139 milhões de internautas tupiniquins, o mês de novembro é o ideal para as compras de final de ano por causa da Black Friday, segundo dados divulgados pela própria empresa organizadora. E esse cenário positivo gera uma expectativa de faturamento no País para além dos R$ 2 bilhões em vendas. Isso significa que se você fizer bem sua lição de casa, para atrair muitos consumidores à sua loja virtual, você terá um oceano de quase 80 milhões de consumidores potenciais para comprar seus produtos e, uma vez amando essa experiência, voltar muitas vezes depois.

Na PayU gostamos de olhar não só para o cenário à frente, mas também para o que está além do que podemos ver de maneira superficial. Quero dizer com isto que, temos 57% dos internautas motivados em comprar na Black Friday, tanto quanto, temos mais 43% potenciais novos consumidores que não pensam em aderir ao evento ou ainda não fizeram suas primeiras compras online.

O que isso significa? Bem, estamos falando de 59,7 milhões a mais de potenciais clientes, que só deixarão de comprar na sua loja porque nenhum elo com a marca e os produtos foi concretizado. Em resumo, não "deu Crush"! 

Claro, você pode pensar que seu preço não foi tão agressivo assim, que a concorrência apareceu mais na mídia e tudo isso influencia. Ainda assim, segundo dados do SCP Brasil (Serviço de proteção ao Crédito) 49% das pessoas deixam de comprar online porque consideram o frete desnecessário, 42% porque não podem experimentar o produto antes da compra e 30% porque se sentem inseguras quanto ao preço e garantia de entrega.

Novamente, olhando para mais além, somam-se aos desinteressados 32% de brasileiros adultos que não compram porque não têm conta bancária. Dados apresentados pelo Banco Mundial em conjunto com seu plano de metas de universalizar o acesso financeiro até 2020.

Bem, diante desse potencial avassalador de amor e vendas para sua marca, o que você fará para atingir e superar as expectativas de negócios se relacionando melhor com seus clientes?

Eu recomendo alguns primeiros passos em tempos de Black "Lovely" Friday:

1.Seja HONESTO: Não custa nada revisar seus preços, trazendo ofertas imbatíveis diante da concorrência, tanto quanto valores reais. O cliente não é bobo. Aumentar seus preços antes e depois baixa-los como mágica durante o evento, não favorece sua imagem de marca confiável e diminui seu sexy appeal frente à concorrência.

2.Saiba OUVIR: Uma boa relação se concretiza com 80% de audição e 20% de galanteio. Todos queremos estar perto de quem nos entende bem. Portanto, estude e entenda o que seus clientes buscam, mergulhando nas atividades de rotina deles. Entendendo o comportamento de consumo do cliente você planeja melhor o estoque e pode oferecer tendências, novidades.

3.Busque o DIFERENTE: Faça o cliente se sentir especial, recebendo além do que esperava. Entregas em 24 horas, frete zero... pense em eficiência e ofereça o que outros não oferecem. Seja único para seu cliente!

4.Seja o SIMPLES: Oferecer soluções e não problemas é garantia de paixão à primeira vista. O cliente deve guardar apenas a boa experiência da compra e do produto, sem se preocupar com o processo. E ser simples no online é garantir diversidade nos meios de pagamento: trabalhar com todos as bandeiras de cartão de crédito usuais e oferecer boleto ou planos de cobrança são algumas saídas.

5.Mantenha-se SEGURO: Permita que o cliente sinta não só confiança, mas certeza na sua marca. Tenha um Atendimento ao Cliente preparado para pedidos e dúvidas. Tanto quanto garanta prazos e qualidade na entrega do seu Pós-vendas e, tão fundamental quanto, garanta bons parceiros e estrutura robusta de vendas antifraude.

Neste universo apaixonante das vendas online, com essas dicas garanto que você terá somente relações duradouras e felizes com seus clientes e parceiros. 

Por: Ana Sandoval

É colombiana e economista com Master em Finanças pela Universidade de Los Andes em Bogotá, possui passagem expressivas na Direção Comercial de gigantes como a Buscapé Latam e PagosOnline na Colômbia. Desde 2014 como Regional Sales e Marketing VP da PayU para os países do México, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Chile e Panamá, Ana passa agora em 2017 a comandar todas as operações da marca diretamente do escritório de São Paulo.






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