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Gamefication é regra do jogo no mundo atual

Se você é um profissional de marketing, acrescente à sua lista de novos conceitos a recente gameficação. Já ouviu falar? Ela é apontada como uma das últimas tendências do setor

Por | 10/01/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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O interesse mundial pelos jogos eletrônicos atinge níveis cada vez mais surpreendentes. Os jogos on-line que usam como plataforma principal alguma rede social (Facebook, Orkut, entre outras) alcançam hoje tanta relevância quanto qualquer console ou game portátil no mercado de jogos. 
 
A agência "Parks Associate" realizou uma ampla pesquisa focada nos jogos sociais e seu público. Segundo o estudo, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo jogam algum tipo de game on-line todos os meses. Até 2015, esse mercado deverá quintuplicar, alcançando US$ 5 bilhões em negócios. Não dá pra ignorar este universo que não para de crescer.
 
Se você é um profissional de marketing, acrescente à sua lista de novos conceitos a recente gameficação. Já ouviu falar? Ela é apontada como uma das últimas tendências do setor, especialmente na área de motivação. No exterior, discussões sobre a gamefication estão em ritmo avançado. 
 
Estive em Chicago, nos EUA, para a Motivation Show (feira anual da indústria do incentivo e motivação de pessoas) e acompanhei de perto alguns debates sobre o assunto. A ideia básica de "gameficar" é incorporar elementos de jogos eletrônicos em atividades cotidianas da vida real, em particular por meio de aparelhos móveis, como os smartphones. 
 
Em outras palavras: usar mecânicas usuais dos jogos - como a competição e a recompensa - para motivar os usuários a determinados tipos de comportamento. É transformar algo chato em uma tarefa divertida. O conceito sugere uma estratégia simples como transformar treinamento em jogo. 
 
Os jogos podem ser usados para provocar uma mudança profunda de comportamento nas pessoas. Quando bem empregada, a gameficação pode criar um forte impacto social e engajar as pessoas a realizarem ações úteis, com objetivos ligados à promoção do bem estar comum e da sustentabilidade. 
 
Entre os casos apresentados na feira de Chicago, vale ressaltar o exemplo da Volkswagen, que criou o site Thefuntheory.com para descrever intervenções de gamefication realizadas em Berlim, capital alemã. Entre alguns vídeos, podemos ver uma escada com degraus, ao lado de uma escada rolante, que foi pintada com as teclas de piano - cada degrau, ao ser pisado, emitia o som de uma tecla do instrumento musical, assim as pessoas criavam músicas enquanto pisavam a escada. A estratégia foi sugerir uma compensação mais divertida para uma mudança de comportamento em relação à preferência de subir pela escada rolante, mais confortável.
 
Entre as imagens, é possível conferir também uma lata de lixo que aumentou a quantidade de material arrecadado após a instalação de um sistema de som interno - cada vez que algo é jogado no lixo, ouve-se um barulho. Outra lata de lixo imita uma máquina de cassino em que, a cada garrafa jogada, é possível ouvir o barulho do caça-níquel. Intervenções como essas, que brincam com os recursos dos games, não só alteram temporariamente o comportamento das pessoas, mas incentivam a adoção constante de atitudes mais corretas e responsáveis.
 
A CiaGroup, em busca de sintonia com as grandes vanguardas no seu setor, formou, no Brasil, uma equipe que já estuda maneiras de aplicar o novo conceito nas ações de promoção e campanhas de incentivo da agência no País. Entre os especialistas, a percepção comum sobre a gamefication é a de que a tendência é o ponto inicial de uma revolução, na qual aplicações mais sofisticadas estão previstas para ocorrer em breve.
 
* Ana Famá é diretora de Operações, TI e Marketing da agência de comunicação integrada CIAGROUP no Brasil.

Por: Ana Famá

Ana Famá é diretora de Operações, TI e Marketing da agência de comunicação integrada CIAGROUP no Brasil.


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