Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Geolocalização: o mapa da mina para o Marketing

Muito em breve os dados terão para nós a mesma importância que o petróleo teve para as companhias do século 20. É a ficção se tornando realidade para ajudar as empresas

Por | 19/10/2017

amanda.cavalcante@triadsystems.com.br

Compartilhe

Incrível como o digital nos envolveu e nos tornou dependentes da praticidade e agilidade que vem com ele de carona: aplicativos que facilitam nosso dia a dia, máquinas e sistemas pensando por nós, coisas conectadas que estão revolucionando nossa rotina. A ficção se tornando realidade.

Talvez sua empresa ainda não tenha no roadmap investimentos em projetos desse porte e ainda não tenha visualizado oportunidades de monetização que fazem parte do seu dia a dia. Mas com o mapa da mina correto ela certamente alcançará a receita até então subdimensionada. Esse mapa da mina tem um nome: geolocalização.

É equivocada a visão de que uma solução digital de geolocalização se aplica somente a segmentos específicos como utilities e telecomunicações. Entenda que mais de 80% dos dados gerados pelas empresas, em geral, são geolocalizados - essa estatística não se aplica somente a esses dois segmentos. Em mercados como varejo, manufatura e serviços, os dados regionais são determinantes para entender questões de preferências das pessoas, questões sociais, culturais e climáticas - especialmente em um país continental como o Brasil.

É possível explorar geolocalização em outros terrenos?
Uma pesquisa da consultoria Franchising Solutions cita que o principal motivo para a falência das franquias, segundo os empreendedores, é a má escolha do ponto comercial. A localização foi determinante para o fechamento das portas para 31% dos entrevistados. E como conseguimos reverter esse cenário e assegurar a rentabilidade? Imagine uma solução geográfica que te apresente as regiões com a melhor oportunidade de expansão, considerando o poder aquisitivo, a atuação da concorrência e os investimentos locais. Essa inteligência de dados bem desenvolvida e direcionada por especialistas pode apresentar em um mapa real time a região que representará uma mina de ouro para uma franquia. Sem dores de cabeça, sem dificuldades. Uma solução digital de geolocalização que direciona estratégias de expansão, de campanhas e outras ações que certamente trazem retorno e eliminam riscos de investimentos.

Vamos além: uma parceria entre varejo e telecom. Imagine cruzar os dados das operadoras, sobre o movimento dos clientes nas ruas, por exemplo, com os dados de franqueados durante uma estratégia de expansão dos pontos de comércio (e obviamente isso não significa ferir nenhum tipo de confidencialidade dos usuários de telecom). Um mapa da mina geolocalizado atrelado à inteligência de negócio certamente traz resultados inimagináveis para telecom, franchising e os mais diversos segmentos.

Resistência por que, se a mina está cheia de ouro?
Harvard cita que muito em breve os dados terão para nós a mesma importância que o petróleo teve para as companhias do século 20. E pensar que os dados geolocalizados te auxiliam a identificar cada cliente seu, onde ele está, quais são suas preferências. Isso te capacita a conhecer seu cliente individualmente e, assim, oferecer a ele a melhor experiência de uso. Claro, afinal sabemos que as empresas digitais bem sucedidas prezam muito mais pela experiência do cliente do que pela aquisição pura de tecnologias de ponta.

As oportunidades geradas pela aderência de uma solução de geolocalização são infinitas, seguras e absolutamente rentáveis. Mapas não são só para piratas. Seu ouro está te esperando. Agora você só precisa do seu mapa da mina, geolocalizado, para chegar até ele.

Por: Amanda Matos Cavalcante

Gerente de Marketing da Triad Systems e formada em Condução de Estratégias Digitais pela Harvard Business School






Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Evento: Influenciadores Digitais