Cannes acabou. Será que agora o Marketing vai mudar? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Cannes acabou. Será que agora o Marketing vai mudar?

Almir Neves escreve que Cannes 2009 fortaleceu a idéia de um Marketing Humano, onde o ego criativo fica de lado, e a criatividade e inovação se resumem à simplicidade

Por | 29/06/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Algumas palavras resumem o festival de Cannes este ano: Humano, Integrado, Digital, Social, Tecnologia, Simples e Resultado. Cada uma destas palavras foi citada direta ou indiretamente durante os dias do evento. Apesar de grandes personalidades estarem presentes no festival dando seus "pitacos", com suas apresentações descontraídas e concorridas, muito pouca coisa nova foi colocada na mesa para um evento que tinha como slogan "ignite your creativity" acredito que a criatividade passou rapidamente por Cannes. 

O festival deste ano foi pautado por uma visão humana muito forte. Boa parte dos prêmios foram dados a campanhas e peças ligadas a Organizações não Governamentais, sendo o grande nome do festival não uma grande corporação e sim uma idéia simples, que mexeu no imaginário de muita gente: Que tal trabalhar em uma ilha paradisíaca e ganhar muito bem por isto? Quem não queria este emprego? Eu certamente queria!

Todavia alguns pontos nos levam a uma reflexão mais profunda sobre o futuro do Marketing. O Marketing que ainda esta pautado na divisão de suas funções e ações, sendo que o festival deste ano deixou claro que cada vez mais o Marketing deve ser integrado. Atividades como Relações Públicas, Marketing Direto entre outras começam a perder suas fronteiras e a se misturar uma nas outras e isto é uma tendência irreversível.

Durante muitos anos se pregou o fim de determinadas mídias, como a TV e o rádio, porém foi muito bem ponderado este ano que estas mídias não irão morrer e que é necessária uma junção entre o mundo analógico e o digital, pois essa mudança já esta ocorrendo, não vamos deixar de ver TV, mas vamos ver de um jeito completamente distinto do como se vê hoje e neste novo cenário a forma de fazer Marketing será diferente. 

Este também foi o festival dos geeks. Nunca antes os maiores nomes da tecnologia deram tanta atenção a um evento que tinha como um de seus temas principais o uso das mídias sociais. Dois dos sites fenômenos de relacionamento fizeram apresentações sobre a necessidade que as pessoas têm em se relacionar, seja pessoal ou profissionalmente e, adivinhem: a curiosidade que temos em querer saber da vida dos outros e como isto movimenta estes negócios que ainda estão longe de serem lucrativos.

Assim como a tecnologia cria muitas oportunidades que podem ascender empresas, cidades e até eleger a presidência americana um candidato relativamente desconhecido, nota-se que muitos desafios ainda estão impostos a atividade de Marketing, principalmente a massiva migração do analógico para o digital e a necessidade das pessoas dominarem as novas tecnologias e entender as vantagens da internet 3.0 ou chamada internet nas nuvens.

Houve ainda a velha discussão sobre como demonstrar resultado com Marketing. Quanto mais se migra tecnologicamente as ações de Marketing para ambientes monitorados como a web, fica mais fácil demonstrar os resultados, todavia ainda estamos longe de uma fórmula matemática para esta questão.

Enfim, afirmo que Cannes 2009 fortaleceu a idéia de  um Marketing Humano, onde o ego criativo fica de lado, e a criatividade e inovação se resumem à simplicidade, a honesta vontade de se relacionar com outros e  fazer o bem sem esquecer que o objetivo final é ganhar din-din. Ou será o inverso? 

Yes, we can e devemos rever nossos preceitos e preconceitos em relação ao futuro e criarmos um Marketing mais Humano. Todavia, o tempo esta correndo tck, tck, tck!

* Almir Neves é administrador, especialista em Estratégia Empresarial, sócio da empresa de Treinamento Globaltrande e leciona às disciplinas ligadas a área de Estratégia na FAE - Centro Universitário em Curitiba. Siga Almir Neves no Twitter: www.twitter.com/almirneves

Por: Almir Neves




Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss