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Nova revolução no Varejo

Com seus smartphones, os consumidores desafiam a loja o tempo todo. Para desenvolver iniciativas eficazes, o varejista deve entender melhor o seu cliente

Por | 19/03/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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O mercado de consumo está encarando diferentes quebras de formatos e processos que foram estabelecidos nas últimas décadas. O principal personagem está nas mãos dos consumidores e tem o poder de alterar o status quo do varejo. Com os smartphones, os consumidores estão antecipando suas decisões de compras, estão mais informados (algumas vezes mais do que o próprio vendedor das lojas) e forçando os donos de negócios de consumo a questionar suas regras de ouro.

Sejam grandes redes varejistas, com força de investimento para desenvolvimento de pesquisas e relatórios de perfil de consumo, testando diferentes formatos de vendas e revitalizando seus negócios, sejam novos modelos que surgem no ambiente digital e migram para o mundo real, o momento está exigindo o desenvolvimento de novos planos e iniciativas utilizando o atual poder do consumidor.

Com seus smartphones os consumidores desafiam a loja o tempo todo. Para desenvolver iniciativas eficazes, o executivo do setor varejista deve mergulhar no entendimento de como seu negócio pode ser influenciado pelo mundo mobile. A tecnologia pode capacitar melhor seus vendedores, alinhar a comunicação com franqueados, antecipar suas as vendas e influenciar de maneira decisiva seus consumidores.

Separei alguns cases que servem de inspiração para desenvolver um novo planejamento para marcas e empresas do setor varejista:

Lâmpadas Inteligentes:

Quando você poderia imaginar que as lâmpadas do supermercado poderiam ajudar a fazer suas compras? A Phillips está testando um aplicativo que, combinado com as suas lâmpadas LED instaladas nas lojas, ajudará os consumidores a andar e a comprar mais no supermercado.

Ao entrar na loja, as lâmpadas conectam com o aplicativo localizando o consumidor. A partir desta interação, é criado um roteiro inteligente (GPS) para as compras, estimulando não só a compra dos itens da lista do cliente como novas sugestões de sobremesas, receitas ou descontos de produtos.

Compra on line, retira na loja

Uma das vantagens de se comprar em lojas físicas é a "gratificação instantânea". Isto é, comprou-levou na hora. Não tem que esperar a data da entrega e pagar pelo frete - características do mundo digital.

O Pão de Açucar está testando um formato de compra semelhante ao que já em operação com sucesso no mercado americano. O consumidor realiza a compra on line e escolhe onde vai retirar suas compras em uma das lojas da rede.

Aplicativo Netshoes

Aplicativo da Netshoes que reconhece a marca e o modelo de um tênis que o consumidor experimenta em uma loja física concorrente. Gostou do tênis? É só fotografá-lo para a oferta Netshoes aparecer na tela do smartphone e já pode fechar a compra. Com esse recurso, no mínimo o consumidor terá mais um argumento de negociação com a loja física.

Varejo, Mobile, Smartphone

 

Vitrines Digitais

São vários exemplos onde um painel digital instalado em locais de alto fluxo como uma estação de metrô, reproduzido uma gôndola interativa de supermercado. No painel são apresentados produtos onde o consumidor reconhece cada oferta através de fotos ou scan, em seguida compra o que deseja e o mesmo será entregue em sua casa, não havendo a necessidade da loja física estar aberta ou estar na frente de um computador para fechar a compra.

 

Varejo, Mobile, Smartphone

Leia também: Aplicativos oferecem oportunidades para as marcas. Estudos do Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

 Digital | Aplicativos | Mobile Marketing | Redes Sociais

Por: Alexandre Van Beeck

Sócio e VP de Planejamento da Future Group, formado pela PUC-RJ, MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Responsável pelo planejamento de ações de ativação e promoção da agência


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