Atenção: Já é janeiro! 3 dicas para começar 2017 com o pé direito | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Atenção: Já é janeiro! 3 dicas para começar 2017 com o pé direito

Planeje para executar! Invista seu tempo em garantir que não vai começar 2017 devendo horas para o seu plano. Você ainda acha que é cedo para pensar em janeiro?

Por | 26/09/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Parabéns você sobreviveu a 2016!

Mas chegou a hora de agir para entregar o primeiro trimestre de 2017. Não, isso não é uma pegadinha - se você considerar que 2017 ainda está longe, vai começar o ano devendo horas.

2017 começa em 2016
O terceiro trimestre é oficialmente o período de planejamento anual da maior parte das empresas, quando a maioria dos planos anuais é desenhado e aprovado, mas o foco de execução ainda acontece em Janeiro. O problema em começar o ano de fato quando o ano começa está no prazo de setup do ano, que a maioria das empresas ignora. O deadline das ações do primeiro trimestre já começará apertado e a "culpa" será do fechamento, do SOX, dos cortes de 2016, exatamente esta etapa de setup que ninguém previu.

Trabalhe com a visão que Janeiro começa daqui a 3 meses (apenas 3 meses) e faça o que precisa ser feito para que o ano comece de fato no dia primeiro e comece bem. Aproveite este momento para detalhar os planos aprovados em atividades coordenadas com cronograma, passe os briefings aprove os jobs que podem ser iniciados em 2016, produza e distribua o necessário. Não é hora de ser centralizador.

Começar bem o ano tem um efeito multiplicador positivo: aumenta o engajamento e credibilidade do time, reduz a cobrança no início do ano, aumenta a propensão de aceitação a novas ideias (é mais fácil inovar quando não se está sob pressão), evita-se o congelamento do orçamento e consequentemente, a postergação de ações para o segundo semestre.

Começar bem o ano faz o ano ser bom!

3 dicas para começar 2017 com o pé direito

- PROGRAME-SE: detalhe as ações planejadas para implantação no primeiro trimestre de 2017 de trás pra frente. Identifique claramente quando você precisa criar o briefing, selecionar seus parceiros, produzir e executar.

- NEGOCIE: provavelmente você planejou as ações de janeiro com orçamento de 2017. Se isso aconteceu, você pode se sentir travado para envolver seus parceiros. 2016 foi um ano atípico para todos, algumas agências estão com capacidade produtiva ociosa, outras estão com equipe reduzida. Envolva seus parceiros no planejamento, permitindo que o planejamento deles sejam seja feito a seu favor.

- ABRA EXCEÇÕES: talvez você precisará abrir exceções no processo executar ainda em 2016 para pagar apenas em 2017 e isso não é o fim dos tempos. Em épocas de SOX e compliance, você pode não encontrar apoio, mas mobilize a corporação: mostre o impacto e a lógica destas decisões, não deixe o excesso de burocracia prejudicar seu resultado e documente corretamente os acordos para que ninguém seja prejudicado futuramente (o regime de exercício está a seu favor).

Planeje para executar! Invista seu tempo em garantir que não vai começar 2017 devendo horas para o seu plano.

E se por acaso, você ainda acha que é cedo para pensar em janeiro lembre-se: para quem trabalha com Páscoa, já estamos em Fevereiro de 2017. 

Por: Alexandre Salvador e Fernando Dantas

Alexandre Salvador é Professor, Pesquisador, Consultor e Líder do Núcleo de Transformação do Toolbox Group e Fernando Dantas é Líder do Núcleo de Insights do Grupo Toolbox


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss