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Repensar Marketing e estratégia da Moda

Alberto Serrentino escreve sobre o amadurecimento do varejo de moda no Brasil

Por | 18/08/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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Por Alberto Serrentino*

Pesquisa realizada pela Global Language Monitor, a partir do grau e qualificação de exposição na mídia mundial, coloca a cidade de São Paulo no oitavo lugar no ranking mundial. Foi um salto em relação à 33ª posição de 2007. A consolidação da SP Fashion Week dentre os grandes eventos internacionais; um mercado crescente; o reconhecimento da criatividade brasileira; além do momento da economia nacional, são fatores que contribuem para esse status. Vale ressaltar que o varejo desempenha papel fundamental no desenvolvimento no setor de moda brasileiro.

Nos segmentos premium e de luxo, nosso mercado está globalizado e convive com operações monomarca, como Giorgio Armani, Emporio Armani, Gucci, Diesel, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, D&G e Salvatore Ferragamo, dentre outros. São Paulo abriga normalmente lojas entre as mais produtivas em vendas no mundo. Já nos segmentos de difusão e massa, há convivência com operações globais como C&A e Zara.

As redes especializadas brasileiras vêm se segmentando e sofisticando, desenvolvendo identidade própria e expandindo operações em âmbito nacional. Lojas como Le Lis Blanc, Osklen, Animale, Arezzo, Track&Field, Via Uno e Farm possuem equilíbrio entre estilo, posicionamento e consistência da linha e do formato de loja.

De outro lado, ícones nacionais com reconhecimento global, como Havaianas; e linhas de moda praia têm potencial para desenvolver redes de distribuição verticais e levar as marcas para patamares superiores na relação com os consumidores.

O varejo de moda brasileiro, a exemplo de outros segmentos, possui empresas e operações de classe mundial e potencial para expansão internacional. A experiência de marcas como Via Uno, Dumond, Lilica Ripilica e Hering revela oportunidades para desenvolvimento de formatos e marcas brasileiras em escala global. São Paulo é a síntese e o maior expoente do mercado brasileiro. Ser reconhecida como uma das capitais globais da moda sinaliza o potencial de crescimento da moda brasileira e de seu varejo.

* Alberto Serrentino, sócio sênior e diretor da GS&MD.

Por: Alberto Serrentino

Consultor especializado em varejo


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