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O Dia a dia do consumidor digital

As marcas precisam se reinventar de forma constante e ágil para acompanhar o ritmo das novas gerações. Como vocês e suas empresas estão enfrentando esse desafio?

Por | 29/03/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Consumidores são (ou pelo menos deveriam ser) a razão de ser das empresas que desejam alcançar o sucesso no mundo contemporâneo. O tempo em que as organizações ditavam suas próprias regras está com os dias contados. O consumidor está cada vez mais exigente e bem informado e tem total consciência do seu poder.

Hoje, empoderado, ao mesmo tempo em que ele consome, graças à internet, ele atua também como crítico e produtor de conteúdo, além de ter acesso à informação como nunca antes na história. Além disso, ele tem muito mais opções à sua escolha.

Há não muito tempo, as ofertas de produtos e serviços eram limitadas e, muitas vezes, o consumidor não tinha nem poder de escolha, tendo que se contentar com as opções disponíveis. Com a globalização, as fronteiras entre os países se encurtaram e as pessoas passaram a ter acesso a um volume infinitamente maior de opções.

Hoje, aqui do Brasil, você pode comprar produtos da China, por exemplo, através do Aliexpress, que é um verdadeiro fenômeno do comércio eletrônico no mundo. Marcas como McDonald´s, Apple e Coca-Cola estão presentes em escala global.

Além da oferta global de produtos e serviços, há também um outro fator que contribuiu muito para este novo cenário: o advento da internet. Por meio da internet os consumidores têm acesso a todo tipo de informação instantaneamente. Da mesma forma que ele acessa diferentes tipos de conteúdo, ele também ganhou voz. Com um celular conectado à internet qualquer pessoa pode fazer avaliações e produzir conteúdo.

Estes e outros fatores ajudaram a ditar o comportamento do consumidor contemporâneo, que têm mais poder e está mais consciente de seus direitos e desejos. O consumidor está cada vez mais exigente e bem informado e tem total consciência do seu poder.

Geração Y: seu próximo cliente
Quando falo em consumidor contemporâneo, falo sobre os pontos comuns entre os consumidores de hoje em dia, mas é fato que cada geração tem suas próprias características.

Você com certeza já ouviu falar sobre a Geração Y, que engloba os nascidos nas décadas de 1980 e 1990. Esta geração tem um perfil bem diferente da geração dos seus pais. E é possível que você já visto também uma série de estereótipos sobre esses jovens.

O fato é que a Geração Y é muito mais bem informada do que as anteriores, pois além do acesso mais fácil à informação, ela também é uma geração mais escolarizada. Além disso, é a geração com maior impacto no consumo nos próximos anos. Em 2025, estima-se que 75% da força de trabalho seja da Geração Y. 

Muitos desses jovens adultos, apesar da escolaridade e de estarem no mercado de trabalho, ainda mora na casa dos pais. Esta é uma geração com muito poder, não só pelo seu grau de instrução e informação, mas também pelo seu poder aquisitivo. O potencial de consumo desta geração gira em torno de R$ 2 bilhões.

A Geração Y está muito acostumada com o uso de redes sociais e novas tecnologias e também está muito aberta ao uso de novas formas de pagamento. Eles correspondem a 25% dos usuários de internet no Brasil. Viciados em seus celulares inteligentes, estes jovens estão também muito acostumados à instantaneidade e à mobilidade.

Depois da Geração Y, ainda há a chamada Geração Z, descrita pela Fitch como um público para quem "o consumo é um constante estado de atenção parcial". São os adolescentes de hoje, até 20 anos de idade, que diferente da geração anterior que foi crescendo enquanto as tecnologias ganhavam espaço, é uma geração de nativos digitais. Mas esse é assunto para outro artigo.

Para sobreviver e atender a esses públicos, as marcas precisam se reinventar. Mais do que isso, precisam se reinventar de forma constante e ágil para acompanhar o ritmo das novas gerações. Quem não fizer isso deve ser facilmente ultrapassado e engolido pela nova realidade. Uma realidade cada vez mais virtual. Uma realidade onde todo dia é dia do consumidor. E ele, é digital.

Você e a sua empresa tem se preparado para estes novos consumidores? Como vocês estão enfrentando esse desafio? 

Por: Adriano Sá

Publicitário por formação, Adriano é Certificado em Marketing pela University of Pennsylvania - The Wharton School, especialista em Gestão Estratégica de Marcas pela FIA, tem ainda Master Business Administration em Gestão Executiva pelo INSPER (Ibmec/SP), além de cursar mestrado em Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor responsável pela cadeira de Varejo na FIA (Instituto de Administração) e consultor da A/S all of brand, consultoria em branding, marketing, comunicação, varejo e marketing digital. É Professor convidado em Cursos de MBA, Pós-Graduação e In Company na FIA – Fundação Instituto de Administração, FAAP, Saint Paul Escola de Negócios, UCP - Universidade Católica de Petrópolis, UBS e outras instituições de ensino. É co-autor do livro Manual do Varejo - Editora Saint Paul – Outubro/2012


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