Apple XR: saiba tudo sobre os novos fones com realidade mista Mundo do Marketing 5 de janeiro de 2023

Apple XR: saiba tudo sobre os novos fones com realidade mista

         

Lançamento da ferramenta deve ocorrer ainda esse ano e deve concorrer com o Quest da Meta

Publicidade

A Apple está desenvolvendo o primeiro fone de ouvido de realidade mista da marca. O produto deve ser lançado ainda este ano com o nome de Apple XR. O nome faz uma alusão à realidade estendida que é equivalente ao termo de realidade mista. Isso também traduz que o primeiro hardware se apoiará em realidades aumentadas e virtuais. Por outro lado, os dispositivos Quest da Meta, incluindo o Quest Pro, dependem fortemente da última experiência, embora tenha planos de revelar uma versão XR também no futuro.

O Apple XR é considerado um fone de ouvido premium não destinado a consumidores em geral devido ao seu alto preço de varejo trazido por componentes caros. Além disso, a Apple quer limitar o volume do headset XR para fins estratégicos.

Algumas de suas características são:

– É  feito de alumínio, vidro e fibra de carbono e é compacto e leve.

– Possui dois processadores integrados, um SoC principal (M2) e para processamento de vídeo (ISP) , ambos feitos em um processo de 5 nm e oferecendo um codec de streaming proprietário.

Publicidade

– O ISP transmite e distorce a imagem externa das câmeras integradas no fone de ouvido com baixa latência. Isso é crucial para aplicativos de realidade misturada de alta qualidade. 

– O chip deve usar uma memória de trabalho rápida e personalizada da SK Hynix. Além disso, um chip H2 é integrado para transmissão de áudio de latência ultrabaixa para os AirPod Pros da Apple. 

– Os fones de ouvido Bluetooth convencionais não devem funcionar de maneira ideal e não há plugue.

– No entanto, a faixa de cabeça possui alto-falantes integrados , mas seu som é audível para pessoas de fora, o que pode ser um problema em termos de privacidade. 

– É feito de um material semelhante ao das pulseiras esportivas do Apple Watch. Para os desenvolvedores, deve haver uma faixa de cabeça alternativa que possa ser conectada a um Mac.

– Uma discagem rápida comparável ao Apple Watch deve permitir uma troca rápida entre o mundo virtual e o físico. 

– As lentes corretivas podem ser inseridas no fone de ouvido por meio de ímãs se o usuário for deficiente visual.

– A distância da lente é ajustada automaticamente à distância do olho do usuário do fone de ouvido por meio de um motor integrado.

– Prevê que o campo de visão seja de 120 graus, o que seria um pouco mais amplo do que os 106 graus do Meta Quest Pro e significativamente mais amplo do que os headsets AR abertos, como Magic Leap 2 ou Hololens (cerca de 50 graus).

Para quem está pensando em utilizar o Apple XR para ações com games, a empresa  não está colocando os jogos como foco e um controlador de jogos não está incluído. As experiências puras de realidade virtual serão oferecidas por meio do mecanismo de jogo Unity como uma empresa parceira.

Inicialmente a proposta é que sejam usados para o mercado de educação – um foco do fone de ouvido é a videoconferência XR com avatares realistas que refletem com precisão os movimentos faciais e corporais. Os movimentos da sobrancelha e da mandíbula do avatar devem ser estimados por um processo de IA com base nos dados do sensor disponíveis.

A Apple também deseja permitir uma transição entre a tela do Mac e a tela XR : se você puxar o aplicativo 2D Maps da tela do Mac, ele pode mostrar um modelo 3D de uma cidade no modo XR.

Dependendo da configuração, o headset deve custar cerca de US$ 3.000 . Diz-se que o fabricante contratado pela Apple, Pegatron, construiu vários milhares de protótipos no ano passado.

*Com, informações de The Information

Leia também: Projeções das marcas no Metaverso, Web 3.0 e dados: como a tecnologia mais democrática impactará negócios


Publicidade