75% das empresas nacionais não bateram metas de Marketing em 2023 Bruno Mello 12 de junho de 2024

75% das empresas nacionais não bateram metas de Marketing em 2023

         

Metas no setor de vendas também não foram alcançadas na maioria das empresas; tecnologias digitais podem ajudar a driblar os desafios

75% das empresas nacionais não bateram metas de Marketing em 2023
Publicidade
Prime Day

2023 foi um ano desafiador para os profissionais de áreas estratégicas nas empresas brasileiras. Enquanto 75% das empresas não conseguiram cumprir as metas estabelecidas para o Marketing, 74% não bateram os objetivos estabelecidos para o setor de vendas.

O diagnóstico foi publicado na segunda edição da pesquisa “Panorama de Marketing”, conduzida pela RD Station. A situação é agravada pela informação de que 36% das equipes de Marketing não definiram as metas para 2024.

Na área de vendas, o setor B2C enfrentou as maiores dificuldades e registrou apenas 23% de sucesso relativo ao cumprimento dos objetivos estabelecidos. Na avaliação da RD Station, as dificuldades podem estar sendo acentuadas pela baixa integração entre as duas áreas.

Neste cenário, apenas 15% dos entrevistados classificam como satisfatória a integração entre Marketing e vendas em suas empresas. Além disso, mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM.

Para Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station, o aumento da porcentagem de empresas que não conseguem cumprir as metas também se origina da falta de processos e ferramentas adequadas no cotidiano de trabalho.

Publicidade

Ela ressalta que, embora 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para a garantia de resultados sólidos, quase 70% responderam que não os têm, de fato.

Em meio ao caos, otimismo 

Apesar dos problemas identificados pela RD Station, as empresas demonstraram otimismo para as vendas em 2024, com 91% projetando crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%. Na frente de Marketing, a maior parte dos entrevistados (78%) nutre expectativas de crescimento para o ano.

A pesquisa aponta destaques positivos que podem servir de modelo para virar a chave. Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir seus objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%). Os entrevistados também se mostraram mais confiantes quanto às análises de dados.

Utilizando o otimismo como combustível, 49% das empresas planejam investir mais do que em 2023 nas ações de Marketing. Dentre os principais objetivos apontados, destacam-se gerar mais demandas de vendas (34%), mais reconhecimento da marca (29%) e inovar  nas estratégias de Marketing Digital (15%).

O cumprimento destes objetivos deverá passar pelas mãos da Inteligência Artificial: em 2023, 64% das empresas que usam IA alcançaram seus objetivos, enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de Marketing, com índice de sucesso de 71%.

Tão importante quanto a integração entre os times de Marketing e vendas e o uso eficaz das novas tecnologias é o uso de canais essenciais como o WhatsApp. O app da Meta foi apontado o canal preferido dos respondentes (70%) no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade e como uma tendência para as empresas em 2024 (57%).

Avaliando os dados levantados no estudo, Bernardo Brandão, CMO da RD Station, destaca que a correção dos problemas identificados passa pelo uso correto dos canais em todos os processos do funil de Marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados.

Metodologia 

Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM.

Leia mais: Importância de integrar Marketing e Vendas no seu negócio em 2024

Alex compri - Growth


Publicidade