5 previsões do setor de varejo para 2023 segundo a NRF Mundo do Marketing 5 de janeiro de 2023

5 previsões do setor de varejo para 2023 segundo a NRF

         

Metaverso, Inteligência Artificial e lojas menores são algumas apostas que merecem atenção

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Não importa o quanto você tenha estudado o mercado ou quantas vezes tenha feito previsões. Tentar entender o que acontecerá no varejo em 2023 é uma caixinha de surpresas. Isso porque o setor vem passando por inúmeras transformações e ganhando um número maior de inovações. O quanto isso impactará a realidade brasileira dependerá da adoção de cada novidade e de como o mercado interno e externo se comportarão.

Para Susana Reda, Vice-Presidente de Estratégia de Educação da NRF, a agitação geopolítica está em andamento e todo executivo está tentando controlar a volatilidade financeira. Ainda assim, os varejistas que concentram atenção e habilidade em um punhado de projetos, incluindo o fortalecimento da infraestrutura, melhorando as margens e aprimorando a experiência do cliente, provavelmente moverão a agulha do lucro para a direita.

A especialista apontou 10 previsões que provavelmente influenciarão o setor neste ano:

1- Metaverso

Não há dúvida de que os varejistas acreditam que devem ter uma estratégia de metaverso. Com os consumidores aumentando sua interação virtual com as marcas, isso rapidamente emergiu como um elemento central do posicionamento da marca. Dito isso, uma pesquisa recente da KPMG descobriu que, embora 56% dos adultos americanos estejam cientes do metaverso, apenas 8% o exploraram.

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No futuro, o metaverso pode ser uma plataforma para lojas virtuais, diversos tipos de entretenimento, educação, até um brainstorming com equipes de trabalho. A boa notícia é que grande parte da tecnologia necessária para que isso aconteça já foi criada. Mas muitas pessoas ainda não são fãs de fones de ouvido de realidade virtual – ou do alto preço que acompanha esses dispositivos.

2- Web3

O metaverso une uma variedade de tecnologias que são os blocos de construção da plataforma Web3 emergente. Isso inclui sistemas de blockchain descentralizados, moedas digitais e tokens. Entre os varejistas, continua a haver um aumento na adoção da tecnologia blockchain; está se enraizando no domínio da cadeia de suprimentos, sendo usado para criar uma trilha de dados que pode rastrear um produto desde sua origem até as prateleiras do varejo. 

Além disso, está surgindo como uma ferramenta para outros processos, incluindo gerenciamento de estoque, verificação de autenticidade e dados de clientes e programas de fidelidade.

Durante o MIT Platform Strategy Summit, um especialista previu que a Web3 sinalizará uma mudança de paradigma no varejo, sejam versões virtuais de produtos físicos ou lojas físicas redesenhadas com menos corredores de produtos e mais espaço para experiências. Isso tudo pode ser verdade, mas isso está em um estágio formativo; estamos a anos de se aproximar do mainstream.

3- Rede de mídia de varejo

As redes de mídia de varejo são uma oportunidade para varejistas e marcas oferecerem marketing altamente direcionado. Ao longo de 2022, parecia que uma nova rede de mídia de varejo era lançada todos os dias. Alguns nomes globais são Amazon e Walmart, enquanto no Brasil despontam o Magazine Luiza e o Mercado Livre.

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Estima-se que o canal de rápido crescimento represente 11% do total de gastos com publicidade globalmente; O GroupM prevê que a receita publicitária para empresas de varejo atingirá US$ 101 bilhões até o final de 2022 e poderá chegar a US$ 160 bilhões até 2027. Uma palavra de cautela, no entanto: embora o potencial pareça infinito, os dólares da mídia permanecem finitos. O espaço está evoluindo e claramente há muitas opções para marcas e fornecedores de CPG. O crescimento é esperado para 2022, mas isso deve ser temperado com a devida diligência.

4- Inteligência Artificial 

No varejo, as empresas estão entusiasmadas com a perspectiva de comunicação personalizada gerada por IA. Até agora, grande parte da tecnologia baseada em IA – como chatbots – não era especialmente relevante. À medida que a próxima geração de poder de computação de IA se enraíza, os especialistas acreditam que os varejistas serão capazes de fornecer mensagens de marketing digital personalizadas e relevantes, aprimoradas por dados primários, que não apenas eliminam o ruído digital, mas, mais importante, impulsionam a conversão.

5- Lojas menores

A ideia de se envolver em lojas menores não é nova, mas as primeiras histórias de sucesso estão fornecendo ventos favoráveis ​​para que outros testem se “pequeno, mas poderoso” é um ditado relevante. Nos últimos anos, os varejistas abriram lojas físicas em um ritmo mais rápido do que o esperado após a pandemia, impulsionados pelo retorno dos compradores às lojas físicas. 

As novas construções de hoje oferecem vantagem competitiva com uma mistura precisa de conhecimento da vizinhança, sortimentos de inventário personalizados e pegadas do tamanho certo. 2023 trará mais iterações na evolução das compras em lojas físicas. Os compradores estão abertos a novas formas de se envolver com o varejo. Os varejistas que mergulham em águas experimentais provavelmente serão recompensados.

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