Por dentro das estratégias de expansão da Pizza Hut no Brasil Bruno Mello 26 de julho de 2023

Por dentro das estratégias de expansão da Pizza Hut no Brasil

         

Com planos sólidos tanto para os restaurantes físicos quanto para os canais digitais, empresa cresce ao se alinhar aos novos hábitos de consumo dos brasileiros

Por dentro das estratégias de expansão da Pizza Hut no Brasil
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99,87% dos brasileiros gostam de pizza. Por si só, a informação não traz nenhuma surpresa. Por isso, mudaremos a forma de abordar os números: 0,13% dos brasileiros não gostam de pizza, aponta uma pesquisa divulgada no ano passado pela Toluna. Onde estão e como vivem essas pessoas, não se sabe – certo é que a paixão nacional por pizza coloca o Brasil na segunda posição do ranking global de consumo da primícia italiana.

Não por acaso, grandes negócios do ramo, como a Pizza Hut, encontram espaço no país. Presente no mercado brasileiro desde 1992, a rede estadunidense passa por um boom de crescimento, iniciado em 2020, que está expandindo significativamente a operação nacional. Atualmente, a operação brasileira conta com 260 lojas em território nacional.

Focadas na oferta de comodidade a um consumidor que, durante a pandemia, mudou drasticamente os hábitos de consumo, as estratégias que dão suporte ao crescimento da Pizza Hut impulsionam a criação de novos modelos de restaurantes, novos sabores de pizza e, não menos importante, cortejos ao universo digital. “Foi preciso mudar o nosso modelo de operação, os nossos produtos, as nossas embalagens e, principalmente, a nossa forma de entrar em contato com os nossos clientes”, pontua Alex Bx, CMO da Pizza Hut no Brasil, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

O cliente tem razão

Conforme a pesquisa da Toluna, 21% dos entrevistados afirmam consumir pizza mais de duas vezes por semana. Da informação, surge a pergunta: aonde vão estes consumidores? Para a Pizza Hut, a questão admite diferentes respostas. “Atualmente, apostamos em um modelo híbrido, que mescla um restaurante tradicional, com poucos assentos, focado principalmente em atender a casa do consumidor via delivery”, começa o CMO.

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Além dos modelos híbridos e tradicionais, a empresa também está investindo em unidades que privilegiam a mobilidade. “O modelo de quiosque demanda um investimento muito menor e traz um excelente retorno em vendas. Além disso, este é um formato que permite a presença em ocasiões onde o consumidor está em trânsito, como estações de metrô, trens, e áreas de grande fluxo como estádios de futebol, por exemplo”, prossegue.

As estratégias para a consolidação da presença da marca também contemplam os consumidores que, por motivos cada vez mais recorrentes, não vão a lugar algum. “Estamos em um momento de digitalização, porque a pizza, que antes era um momento especial de domingo, um chamariz para sair e jantar fora de casa com a família, passou a ser um produto de conveniência em casa. Hoje, aproximadamente 40% das nossas vendas são digitais”, explica Bx.

Mais que apenas olhar para o cliente, as estratégias de expansão estudaram as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, desencadeadas, principalmente, durante os anos de pandemia. “O consumidor se tornou muito mais exigente em relação a preço, qualidade e tempo. A conveniência se tornou mais importante do que nunca e, quanto mais próximos do consumidor, seja através dos grandes marketplaces ou através de canais próprios, melhor para a marca”, conclui. 

Os pilares de Marketing da Pizza Hut

Sabor, facilidade e juventude. Partindo destes três pilares, a Pizza Hut desenvolve estratégias que contemplam diversas camadas operacionais, desde a produção de novos produtos até a reformulação dos processos comunicacionais da empresa.

Mais óbvio entre os três, o pilar do sabor descreve as iniciativas da marca quanto à qualidade de seu principal produto, bem como as possibilidades para inovação no cardápio. “Buscamos sempre oferecer uma pizza saborosa, com queijo derretido, muito recheio, e grandes pedaços que as pessoas podem com a mão. A indulgência é muito importante para tudo o que a gente faz, seja quanto aos produtos que compõem a linha, seja quanto à inovação”, explica Bx.

Já o pilar de facilidade descreve os movimentos que aproximam a Pizza Hut dos consumidores, onde quer que eles estejam. “Este pilar está diretamente relacionado à criação e ao estabelecimento de mais canais de vendas, ou seja, mais lojas, mais presença digital e mais aplicações próprias, intuitivas e de fácil acesso para o consumidor”, prossegue.

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Finalmente, o pilar da juventude diz respeito à atenção de uma marca que, aos 31 anos de idade, reconhece a necessidade de se reinventar para dialogar com seu público-alvo. “O público mais forte de pizza hoje, no Brasil, é o consumidor de 18 a 30 anos. Então, precisamos ser jovens e atualizados. No ano passado, quando relançamos a marca, veiculamos a campanha “dá um Hut”, durante a qual mudamos a nossa forma de falar para nos conectarmos com esse consumidor, e a iniciativa teve muito sucesso”, finaliza o CMO.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Alex Bx explicou como as marcas podem se atualizar constantemente para estar em sintonia com os consumidores. O CMO também abordou os principais índices e dados que devem ser medidos e analisados pelos profissionais de Marketing modernos, e trouxe insights que permeiam a rotina da profissão.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

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